Novo mandato

Donald Trump toma posse como 47º presidente dos EUA

Trump tomou posse em uma cerimônia tradicional, que contou com a presença de ex-presidentes estadunidenses

Da redação

Donald Trump durante juramento em sua posse como presidente dos EUA / Foto: Reprodução Reuters

Donald Trump, após vencer as eleições de novembro, tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20. Além de seu vice, J. D. Vance, ex-presidentes como Barack Obama e Joe Biden atenderam à cerimônia. Também estiveram presentes algumas personalidades e chefes de estado de outros países. Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil em Washington, foi a indicada para representar o país na cerimônia.

Leia também
.: Papa a Trump: que não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão

Em seu primeiro discurso, Trump criticou diversos pontos da atual política norte-americana. Reprovou o atual sistema de saúde, o sistema educacional e prometeu rever acordos para receber imigrantes. “Trabalharemos para superar cada crise, para trazer prosperidade e segurança aos cidadãos americanos”, afirmou. 

Trump voltou a dizer que haverá mais rigor com relação à permanência e chegada de imigrantes no país. Citou o cessar-fogo estabelecido entre Israel e Palestina e disse que pretende estudar outros acordos de paz.

A posse de um presidente nos Estados Unidos é geralmente realizada a céu aberto. Este ano, porém, por conta das baixas temperaturas, o evento foi organizado em ambiente fechado. Antes do discurso, Trump se encontrou com Joe Biden, seu agora antecessor, com quem tomou um chá na Casa Branca.

O rito da posse presidencial estadunidense é composta por diversas etapas. Antes de tudo, houve uma celebração religiosa na Igreja St. John’s. O juramento é feito no Capitólio, seguido por um discurso. À noite, o presidente eleito ainda participará de três bailes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo