O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara, acaba de ser eleito como novo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O bispo recebeu 192 dos 275 votos do votos no terceiro escrutínio feito pela entidade fez para o cargo, nesta 45ª Assembléia Geral, em Itaici, bairro de Indaiatuba (SP).
Em segundo lugar, ficou o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Pedro Stingni, com 75 votos.
Dom Dimas Lara vai substituir Dom Odilo Scherer que deixa o cargo para se dedicar mais à arquidiocese de São Paulo, da qual é novo arcebispo, empossado no dia 29 de abril deste ano. O bispo do Rio de Janeiro também vai ser um dos delegados do Brasil na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, que começa no próximo dia 13, em Aparecida (SP).
A secretaria geral da CNBB é um cargo executivo. Ao responsável por esta função cabe falar em nome da Conferência e representá-la, organizar os encontros dos bispos e coordenador os trabalhos das assembléias gerais, que acontecem todos os anos.
Pela primeira vez na história das assembléias, a votação é com urna eletrônica, o que tem tornado mais rápida a divulgação dos resultados.
Os bispos do Brasil ainda vão eleger, nesta assembléia, os presidentes das comissões episcopais e o representante do Brasil junto ao CELAM.
Biografia
Dom Dimas é bispo titular de Megalopolis in Proconsulari e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, nomeado em 11 de junho de 2003.
Nasceu em 1 de abril de 1956 em Boa Esperança-MG, onde residiu até concluir o 2º. grau. Formou-se em Engenharia Eletrônica no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos-SP. Trabalhou como Engenheiro no IAE – Instituto de Atividades Espaciais, e na Ericsson do Brasil, em São José dos Campos-SP. Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia de São Bento, em São Paulo-SP e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté-SP.
Foi ordenado presbítero, em 3 de dezembro de 1988.
Fez doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma.
De agosto de 2000 a julho de 2003, esteve a serviço da CNBB em Brasília, onde ocupou os cargos de Secretário do Instituto Nacional de Pastoral e Secretário da Comissão Episcopal de Doutrina.
Foi sagrado como bispo em 2 de agosto de 2003.
Funções
Atualmente, Dom Dimas é vigário Geral; animador do Vicariato Norte; animador da Pastoral Carcerária no Regional Leste 1.
Lema episcopal
"Servir com alegria"
VÍDEOS da 45ª AG da CNBB
.: Dom Anuar Battisti fala da importância da oração
.: Dom José Lanza: primado da Palavra de Deus
.: Igreja e questões ambientais
.: Dom Pepeu fala sobre Jesus, reino e discipulado
.: Bispos falam do Projeto 'Floresta que cresce'
.: Dom Geraldo Lyrio fala da situação sócio-política do Brasil
.: Como é a eleição na CNBB
.: Bispos falam sobre reforma agrária
.: Histórico das assembléias gerais da CNBB
.: O que é a Assembléia Geral da CNBB
.: Conheça o local onde os bispos se reunem
.: 1º dia da 45ª AG da CNBB
FOTOS da 45ª AG da CNBB
.: Missa no dia 3 de maio
.: Bastidores II
.: Homenagem a Dom Luciano e Dom Ivo
.: Bastidores
.: Missa, no dia 2 de maio
.: Mosteiro de Indaiatuba
.: Início dos trabalhos
.: Celebração da abertura
.: Missa de abertura