Ao Papa e Curia Romana

Dom da Paz é tema da 1º pregação do Advento de Frei Cantalamessa

O Papa Francisco e toda Cúria Romana participaram da 1º pregação ministrada pelo Frei Raniero Cantalamessa neste Advento

Monique Coutinho
Da redação, com Rádio Vaticano

pregacao_adventoNesta sexta-feira, 5, aconteceu na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, a primeira pregação do Advento ministrada pelo Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa. O Papa Francisco e toda Cúria Romana participaram da reflexão, cujo tema foi “A paz como dom de Deus em Jesus Cristo”.

Nas próximas sextas-feiras, 12 e 19, acontecem outras duas pregações com o Frei Raniero, dando continuidade à temática. Uma será sobre a paz como tarefa pela qual trabalhar e a seguinte sobre a paz como fruto do Espírito Santo.

Acesse
.: Na íntegra, 1ª Pregação do Advento de Frei Cantalamessa

O frei iniciou sua meditação de hoje afirmando que se fosse possível ouvir o coração de bilhões de pessoas, em todas as línguas haveriam manifestações suplicando por Paz. “A dolorosa atualidade deste tema, junto com a necessidade de se devolver à palavra ‘paz’ a riqueza e a profundidade de significado de que ela se reveste na Bíblia, me levou a dedicar a este tema as meditações do Advento deste ano”.

O pregador da Casa Pontifícia recordou o fim da II Guerra Mundial para a Itália,  um dia em foi possível ouvir as pessoas em todos os cantos gritando “Paz”. “Era o fim de um pesadelo: basta de terror, basta de bombardeios, basta de fome. Parecia que finalmente se voltava a viver”.

Frei Cantalamessa destacou que quando falamos de paz, somos levados a pensar quase sempre numa “paz horizontal: entre os povos, entre as raças, entre as classes sociais, entre as religiões”, porém a Palavra de Deus ensina que “a paz primeira e mais essencial é a vertical, entre o céu e a terra, entre Deus e a humanidade. Dela dependem todas as outras formas de paz”.

O sacerdote destacou ainda que a paz é fruto da cruz de Cristo. “A Igreja apostólica nunca se cansa de proclamar o cumprimento, em Cristo, de todas as promessas de paz feitas por Deus. Falando do Messias que nasceria em Belém da Judeia, o profeta Miqueias tinha predito: ‘Ele será a nossa paz!’”

pregacao_advento1O pregador da Casa Pontifícia destaca ainda que esta paz de Cristo é operante nas nossas vidas mediante a ação do Espírito Santo.

“Quando Jesus diz ‘shalom’ e ‘Recebei o Espírito Santo’, Ele comunica aos discípulos algo da ‘paz de Deus que excede todo entendimento’ (Fl 4,7). Neste sentido, a paz é quase um sinônimo de graça (…). Quando se proclama na Missa ‘A paz esteja convosco’, ‘Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-nos a paz’ e, no final, ‘Ide em paz’, é desta paz, como dom de Deus, que se está falando”.

Frei Cantalamessa conclui sua meditação explicando que esse “dom da paz” deve mudar pouco a pouco o relacionamento do homem com Deus.

Segundo ele, há uma necessidade de restauração urgente da imagem de Deus Pai no coração dos homens, a partir da graça do Espírito Santo. “Ele sim nos ensina a olhar para Deus com olhos novos como o Deus da lei, é claro, mas, ainda mais, como o Deus do amor e da graça, como o Deus ‘misericordioso e compassivo; lento à ira e grande no amor’”, destacou.

A segunda meditação que ocorrerá na próxima sexta-feira, 12, o Frei Cantalamessa falará da paz como tarefa pela qual trabalhar e, a terceira, dia 19, sobre a paz como fruto do Espírito Santo.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo