Despedida

Dom Celli se despede do Pontifício Conselho das Comunicações

Bispo esteve por 10 anos à frente do órgão do Vaticano voltado para as comunicações sociais

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Parolin e Monsenhor Viganò na despedida de Dom Celli do Pontifício Conselho das Comunicações / Foto: L'Osservatore Romano

Cardeal Parolin e Monsenhor Viganò na despedida de Dom Celli do Pontifício Conselho das Comunicações / Foto: L’Osservatore Romano

Dom Cláudio Maria Celli despediu-se nesta quinta-feira, 21, do Pontifício Conselho das Comunicações, órgão do qual foi presidente por 10 anos. A despedida foi na sede da Secretaria para a Comunicação, no Vaticano.

Participaram do evento o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e o Prefeito da Secretaria da Comunicação, Monsenhor Dario Edoardo Viganò, além de expoentes das mídias vaticanas, da Sala de Imprensa e numerosos jornalistas.

Cardeal Parolin destacou as qualidades humanas e espirituais de Dom Celli e o seu importante serviço na diplomacia vaticana, antes de ser chamado em 2007 para se ocupar de comunicação. Monsenhor Viganò deixou seu agradecimento pelo trabalho de Dom Celli na criação da Secretaria para a Comunicação.

“Devo sublinhar que o empenho de Dom Celli foi também o de dispor, em um percurso preciso, a exigência da reforma das mídias vaticanas. Por que digo isto? Porque foi justamente ele – eram os primeiros meses em que eu estava no Centro Televisivo Vaticano – a convocar as mesas de encontro e de colaboração mais estratégica entre o Osservatore Romano, o Centro Televisivo Vaticano e a Rádio Vaticana. Assim, realmente, agradeço a ele porque colocou num caminho preciso o desejo do Papa de se repensar o sistema comunicativo da Santa Sé”, disse monsenhor Viganò.

Fazendo um balanço de seu trabalho prestado à Santa Sé no campo das comunicações sociais, Dom Celli disse que sai agora serenamente, contente por ter servido a Igreja e o Papa. “Acredito que nestes anos – apesar dos limites e dificuldades – buscamos ajudar a Igreja nas suas diversas expressões, a ser não somente mais comunicativa: o problema da comunicação, hoje, é a intercomunicação, a interatividade… E depois existe toda esta diversidade de mídias, sem falar no desafio digital”.

Sobre o legado mais fecundo que o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais deixa para a Secretaria para a Comunicação, Dom Celli cita a presença na esfera do continente digital. Ele citou momentos positivos, como a criação de contas no twitter e a reformulação do portal “news.va”

Dom Celli comentou ainda o desafio que se coloca aos comunicadores a partir do tema “cultura do encontro”, tão enfatizado no pontificado de Francisco. Ele destacou que o Papa fala de uma cultura do diálogo, de ir ao encontro, mas não somente para comunicar, e sim para assumir a realidade do outro.

“O problema não é somente ‘comunicar’, mas criar um diálogo com o outro, o que quer dizer que a palavra “comunicação” – e você deve recordar bem, aquela mensagem do Papa sobre o silêncio, do Papa Bento XVI – porque para escutar o outro, eu devo fazer silêncio no meu coração, porque devo colocar-me em sintonia com o outro, devo dar ao outro a possibilidade de expressar a si mesmo. E então, o meu problema não é somente ‘comunicar’, mas ‘dialogar’ com o outro, deixar-me envolver com o outro. Existe um diálogo, mas depois existe um assumir, um responsabilizar-se pelo outro, e isto, para mim, é muito importante e é um contínuo desafio”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo