NOBEL

Dois jornalistas, um russo e uma filipina, levam o Nobel da Paz

Dmitry Muratov e Maria Ressa venceram o Nobel da Paz, que o comitê descreveu como um endosso dos direitos de liberdade de expressão

Da redação, com Reuters

Dmitry Muratov, vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2021 / Foto: Reprodução Reuters

O editor do jornal russo Dmitry Muratov dedicou o Prêmio Nobel da Paz que ganhou nesta sexta-feira, 8, a seis jornalistas de seu jornal que foram assassinados enquanto exerciam seu ofício.

Muratov recebeu o Prêmio Nobel junto com Maria Ressa, uma jornalista das Filipinas, no que o comitê descreveu como um endosso aos direitos de liberdade de expressão ameaçados em todo o mundo.

Muratov, 59, ajudou a fundar a Novaya Gazeta em 1993, deixando o jornal Komsomolskaya Pravda, onde trabalhou com um grupo de colegas, para criar uma nova publicação em um momento de liberdade recém-descoberta na Rússia após o colapso da União Soviética em 1991.

Desde o início, a missão da Novaya Gazeta foi conduzir investigações em larga escala sobre questões de direitos humanos, corrupção e abuso de poder.

Alguns dos jornalistas que trabalharam para o jornal estavam entre os maiores críticos do presidente Vladimir Putin mortos nas últimas duas décadas, incluindo o repórter Politkovskaya e a ativista de direitos Estemirova.

Politkovskaya foi baleada na escada de seu apartamento em 2006, no aniversário de Putin. Estemirova foi sequestrada de sua casa na capital chechena de Grozny e assassinada em 2009.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo