Comissão afirma que Vietnã e Santa Sé seguem em relações muito positivas e cada vez mais consolidadas
Da Redação com o Boletim da Santa Sé
Um encontro do grupo de trabalho conjunto dos relacionamentos do Vietnã e a Santa Sé terminou nesta sexta-feira, 22. Iniciada ontem, a reunião teve como pauta, além das relações entre os dois Estados, assuntos resguardados da Igreja Católica no Vietnã.
Em comunicado emitido hoje, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou sobre as discussões realizadas no encontro. A reunião foi presidida conjuntamente pelo vice-ministro de relações exteriores, Ha Kim Ngoc, referencial da delegação vietnamita, e pelo subsecretário para a Relação com os Estados, Monsenhor Mrislaw Wachowski, responsável da delegação da Santa Sé.
Segundo Bruni, ambos reconheceram que as relações entre os dois Estados são muito positivas, não obstante as dificuldades causadas pelas limitações da pandemia da Covid-19. Permanecem em constante crescimento e construção de visões e intercâmbios.
As partes concordaram que os relacionamentos devem continuar a crescer com bases em princípios mútuos por meio de diálogos fecundos, consolidados com confianças profundas, demonstradas e reforçadas nas relações de interesses do país e das comunidades católicas presentes do Vietnã.
No encontro, também foi iniciada uma conversa, por entenderem a necessidade, sobre, em um futuro próximo, haver um representante pontifício que resida no país, mais propriamente em Hanoi, capital. Dessa forma, as relações poderão se estreitar, pela presença oficial em território vietnamita.
O pedido por testemunho
A Santa Sé acompanha, com contínua atenção, a dinamicidade da vida das comunidades católicas no Vietnã. Há o encorajamento aos fiéis a contribuírem cada vez mais com o cotidiano e a prosperidade do país pelo testemunho concreto, sobretudo durante o período crítico da pandemia, prestando trabalhos voluntários nas hospedagens e auxiliando na necessidades da população.
O encontro foi envolvido por uma atmosfera cordial e de muito respeito. As partes concordaram que deveriam convocar o décimo encontro do grupo de trabalho conjunto, mas que veriam uma data conjuntamente a partir dos canais diplomáticos.