Pandemia

Bispos do Vietnã elogiam impulso missionário da Igreja no país

Bispos do Vietnã estão reunidos em Assembleia e escreveram carta sobre a caridade no país

Da redação, com Fides 

Bispos reunidos./ Foto: Daniel Ibáñez – Vatican Media

“Mesmo em tempos difíceis, a Igreja vietnamita tem intensificado as atividades missionárias e caritativas em sinal de solidariedade para com os pobres”, declararam os bispos do Vietnã reunidos em assembleia nos últimos dias. 

Constatando a grande vitalidade das comunidades católicas, apesar das dificuldades encontradas nas atividades pastorais devido à pandemia, os bispos elogiaram o forte impulso missionário da Igreja em todas as realidades, paróquias, movimentos e associações em todo o país.

“Todos nós percebemos as dificuldades pastorais e os desafios dos últimos tempos causados ​​pelas limitações das atividades comunitárias, porém, neste período, Deus deu ao Seu povo no Vietnã oportunidades preciosas de comprometer-se com seus irmãos e irmãs em várias circunstâncias, especialmente na caridade.” 

De fato, a Conferência Episcopal do Vietnã promoveu um programa especial de caridade intitulado “Caro Saigon”. O programa inclui cuidar de pacientes de covid em áreas de isolamento e em hospitais de campanha, apoiando “funcionários da linha de frente”, oferecendo ajuda alimentar aos pobres, distribuindo medicamentos e necessidades básicas em casa e nas estradas. 

Testemunho vivo

Os bispos reconheceram “o testemunho vivo da caridade do Povo de Deus” e, como proposta de fé e evangelização, publicaram a Carta Pastoral intitulada “Viver a fé durante a pandemia”.

No texto, enviado à Agência Fides, observa-se que “junto com o sofrimento físico e psicológico, a pandemia também deixou um impacto negativo na vida de fé”, muitas vezes impossibilitando a participação direta dos fiéis nas celebrações litúrgicas. “Do ponto de vista da fé, convidamos todos a viver este tempo especial como um tempo de Quaresma, no qual seguir os três ministérios fundamentais: a oração, o jejum e a caridade”, escrevem. 

Os bispos observam que “a primeira coisa a fazer é rezar”: “Os membros da família têm a oportunidade de se encontrar e fazer a oração regular, a recitação do Rosário, para que todos possam estar intimamente unidos uns aos outros no Senhor, e juntos podem superar as dificuldades do momento presente. Como dizia São Paulo: Que a vossa esperança vos alegre, sê paciente nas tribulações e reza em todos os momentos (Rm 12,12) », diz o texto.

Caridade

Além disso, em resistir a restrições, dificuldades econômicas e carências, “pode-se aproveitar a oportunidade para jejuar em comunhão com o sofrimento de Jesus na cruz, orando por nossos irmãos e irmãs que lutam contra sua doença”, escrevem os prelados.

No que diz respeito à caridade, os bispos encorajam os jovens “a participar ativamente em atividades caritativas que ajudem a abrir o coração aos outros e a viver como discípulos de Jesus”. As “boas obras” realizadas pelos fiéis católicos em todo o Vietnã durante a pandemia “deixaram uma impressão muito boa nas pessoas e nas autoridades”. 

A Carta exorta os párocos a serem “verdadeiros pastores que conhecem e cuidam das inquietações, esperanças, dificuldades e provações vividas pelas pessoas que lhes são confiadas”, para os acompanhar e apoiar. E, finalmente, convida sacerdotes, religiosos e leigos a “viver a fé e anunciar o Evangelho com entusiasmo e criatividade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo