Nova sessão

Conselho de Cardeais reflete sobre atividade diplomática da Santa Sé

Em nova sessão do Conselho de Cardeais com o Papa Francisco foi discutida a situação política e eclesial em alguns países e o papel das mulheres

Da redação Vatican News

Vista da Cúpula da Basílica de São Pedro da Casa Santa Marta /Foto: Bohumil Petrik/CNA

A sinodalidade, o serviço diplomático da Santa Sé e o papel da mulher na Igreja. Estes foram os temas abordados na última sessão do Conselho de Cardeais com o Papa Francisco na Casa Santa Marta, realizada nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que os encontros contaram com a presença dos cardeais Parolin, Bertello, Maradiaga, Marx, O’Malley, Gracias e Besungu, junto com o secretário do Concílio, Dom Marco Mellino.

Sinodalidade do processo de escuta

A nota informa que o encontro foi aberto com uma conversa na qual os vários cardeais descreveram a situação sócio-política e eclesial em suas regiões de origem.

Depois, foi refletido sobre o tema da sinodalidade como processo de escuta e discernimento no seio da identidade da Igreja e da necessária conversão que esta exige de clérigos e leigos.

A atividade dos núncios no atual quadro político

Sucessivamente, entre os vários temas tratados, refletiu-se sobre alguns aspectos relativos ao serviço diplomático da Santa Sé, ao papel e atuação dos núncios no atual quadro político e eclesial.

Durante o encontro, os membros do Conselho também ouviram e comentaram um relatório da teóloga irmã Linda Pocher, sobre o papel da mulher e o “princípio mariano” na Igreja.

A reunião se concluiu na tarde desta quarta-feira, 23, às 17h30. A próxima reunião está marcada para o mês de abril deste ano.

O precedente Conselho de Cardeais reuniu-se de 13 a 15 de dezembro e no centro das reflexões estavam a pandemia e o andamento do Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo