17 de outubro

Dia Mundial para a erradicação da pobreza é celebrado nesta quarta-feira

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza surgiu por iniciativa do Padre Joseph Wresinski, em 17 de outubro de 1987

Vatican News

Nesta quarta-feira, 17, é celebrado o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza no Mundo, que, este ano, tem como tema: “Junto aos mais distantes, construir um mundo inclusivo de respeito universal dos direitos humanos e a dignidade”. Esta data tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo em extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que os seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade. De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais de 840 milhões de pessoas continuam passando fome excessiva, em todo o planeta.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos do “Desenvolvimento do Milênio”, definidos, no ano 2000, pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas. No Brasil, segundo as estimativas, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema.

Leia mais
.: Estudo aponta que pobreza extrema avançou em estados brasileiros
.: Erradicação da Pobreza: caminho para criar sociedades inclusivas

Origem

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza surgiu por iniciativa do Padre Joseph Wresinski, em 17 de outubro de 1987. Na ocasião, Wresinski reuniu cerca de 100 mil pessoas para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria, na Praça dos Direitos Humanos e Liberdade, em Paris, lugar onde foi assinada a Declaração dos Direitos Humanos, em 1948.

Um enorme cartaz foi colocado diante da Torre Eiffel com a seguinte escrita: “Onde homens e mulheres estão condenados a viver em extrema pobreza, os direitos humanos são violados. Unir-nos para que sejam respeitados é um dever sagrado” (P. Joseph Wresinski).

Partindo desta iniciativa do Padre Wresinski, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, decretou, em 1992, o dia 17 de outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Pobreza Mundial

A pobreza está diminuindo de forma impressionante. Em 1990, quase 43% da população mundial vivia em extrema pobreza, com menos de 1 dólar e meio por dia. Este número diminuiu para 21%, mas ainda há muito a desejar, especialmente no continente africano. Entre os dez Países mais pobres do mundo estão: República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Malauí, Libéria, Burundi, Níger, Moçambique, Eritreia, Guiné e Madagascar.

Leia também
.: Quarenta por cento das crianças brasileiras vivem na pobreza

Movimento “ATD Quarto Mundo” no Brasil

O Movimento “ATD Quarto Mundo” – Ação de todos pela Dignidade – fundado na França pelo Padre Joseph Wresinski (1957), há alguns anos, também está presente no Brasil, em busca de novos caminhos para combater a miséria.

Em 2007, um grupo de amigos e aliados reuniu-se na Comunidade do Caxambu, Petrópolis, para formar uma Associação “Amigos ATD Quarto Mundo”. Além de apoiar o Movimento no país, desenvolveu diversas atividades, entre as quais uma biblioteca de rua com muitos livros, contos, brincadeiras, música e arte.

Desde junho de 2012, uma equipe de voluntários brasileiros dedicou suas forças e ações às pessoas excluídas, para mudar, não apenas a situação das suas famílias, mas do povo.

No cenário internacional, o Brasil é um dos países que participam da avaliação dos “Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento”, mediante três instituições parceiras: Brasil pela Dignidade, Raízes em Movimento e Verdejar Socioambiental.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo