Informação preliminar

Deserto na Califórnia pode ter registrado temperatura recorde

Segundo informação preliminar do Serviço Nacional de Meteorologia estadunidense, a temperatura atingiu 54,4º C

Da redação, com Reuters

No deserto do sul da Califórnia, temperatura pode ter chegado a 54,4º C / Foto: Reprodução Reuters

Um termômetro em Furnace Creek, na região conhecida como o Vale da Morte, no deserto do sul da Califórnia, atingiu 54,4º C, o que seria a maior temperatura global em mais de um século, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia estadunidense (NWS, na sigla norte-americana).

“Se confirmada, esta será a temperatura mais quente registrada oficialmente desde julho de 1913”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia, que fica em Las Vegas, que possui um sistema de observação automática, no qual a leitura foi feita na tarde deste domingo, 16, enfatizando que esta é uma informação preliminar.

Será necessária uma revisão formal antes que este registro seja confirmado por conta de sua importância, segundo o NWS informou por meio de uma postagem no microblog Twitter.

A estação meteorológica automatizada do Serviço Nacional de Meteorologia fica próximo ao centro de visitantes de Furnace Creek, na fronteira com o estado de Nevada. A temperatura atingiu o ponto máximo às 15h41, horário local.

O recorde histórico do Vale da Morte, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), é de 56,7° C em 10 de julho de 1913, no Rancho da Groenlândia. Essa leitura ainda é a mais quente já registrada na superfície do planeta, segundo a OMM.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo