Clima

ONU prevê temperaturas mais altas até 2024

Temperaturas podem subir para mais de 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais

Da redação, com Reuters

As temperaturas globais continuarão aumentando nos próximos cinco anos e podem até subir temporariamente para mais de 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da ONU, nesta quinta-feira, 9.

O dado não significa que o mundo estaria cruzando o limiar de aquecimento a longo prazo de 1,5°C (2,7 Fahrenheit), que os cientistas estabeleceram como o limite para evitar mudanças climáticas catastróficas, mas mostra que a tendência de aquecimento continua em ritmo acelerado, sublinhando o “enorme desafio” que o mundo enfrenta ao cumprir a meta do Acordo de Paris de 2015.

“O acordo tentava reduzir as emissões de aquecimento climático o suficiente para manter o aumento das temperaturas ‘bem abaixo’ de 2°C”, disse o Secretário da OMM, general Petteri Taalas, em comunicado.

Taalas afirmou que havia uma chance de 20% de que as temperaturas médias anuais, que variam de ano para ano, pudessem atingir a marca de 1,5°C em qualquer ano entre 2020 e 2024. Enquanto isso, é provável que cada um desses anos seja pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais, com quase todas as regiões sentindo os efeitos.

A África e a Austrália, onde os incêndios florestais atingiram milhões de acres no ano passado, provavelmente estarão mais secas do que o normal até 2024, enquanto a região do Sahel provavelmente estará mais úmida, disse Taalas. A Europa deve ver mais tempestades, enquanto o norte do Atlântico Norte estará mais ventoso.

As projeções fazem parte de um novo esforço da OMM para fornecer previsões de menor alcance de temperatura, precipitação e padrões de vento, para ajudar os países a acompanhar como as mudanças climáticas podem estar atrapalhando os padrões.

No entanto, o mundo, provavelmente, não alcançará o limiar de aquecimento de 1,5°C a longo prazo por pelo menos mais uma década.

Embora as emissões de dióxido de carbono tenham caído de 4 a 7% devido a bloqueios, Taalas alertou que o impacto será apenas no curto prazo.

“A vida útil do dióxido de carbono é tão longa, que não afeta a concentração na atmosfera; portanto, pode haver um pouco de desaceleração do crescimento das emissões, mas isso não muda o cenário geral”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo