Festa de Santo André

Delegação do Vaticano vai encontrar Barlomeu I em Istambul

Uma delegação da Santa Sé partiu para Istambul, para celebrar, nesta sexta-feira, dia 30, com a comunidade ortodoxa, a festa de Santo André.

Tradicionalmente, há um intercâmbio de delegações nas respectivas festas patronais: em 29 de junho, em Roma para a celebração dos santos Pedro e Paulo; e em 30 de novembro, em Istambul, para a celebração de Santo André, irmão de São Pedro.

Este ano, a delegação da Santa Sé é guiada pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, acompanhando pelo secretário desse conselho pontifício, Dom Brian Farrell, e pelo responsável da secção oriental, Padre Vladimiro Caroli. Em Istambul, se unirá à delegação, o núncio apostólico em Ancara, Dom Antonio Lucibello.

Amanhã, sexta-feira, os delegados da Santa Sé participarão da liturgia divina presidida pelo patriarca ecumênico na Igreja patriarcal de Fanar, ao término da qual, o Cardeal Kasper lerá uma mensagem de Bento XVI. A delegação se encontrará, a seguir, com o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

A delegação da Santa Sé terá, este ano, uma tarefa especial, que é recordar o primeiro aniversário da visita do Santo Padre à Turquia e seu encontro com o patriarca Bartolomeu I. Como lembrança deste primeiro ano, o Papa enviou de presente ao patriarca, uma preciosa reprodução do Cordeiro Místico, um quadro da Basílica de Ravena, do VI século.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo