Ajuda financeira

Delegação de Portugal visita Líbano para analisar apoio aos refugiados

Cáritas portuguesa enviará doações à Cáritas no Líbano para assistência dos refugiados, que já somam mais de um milhão e meio no país

Da redação, com Agência Ecclesia

refugiados_libano
A Cáritas Portuguesa realiza uma visita ao Vale de Beka, no Líbano, a poucos quilômetros da fronteira com a Síria, para acompanhar o trabalho desenvolvido, pela sede local da entidade, junto aos refugiados que se encontram no país.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e o responsável pelas Relações Internacionais, João Pereira, acompanham as ações da Cáritas Libanesa em resposta às necessidades mais urgentes dos refugiados, que não param de chegar, e avaliam a forma mais eficaz de apoiar esse projeto.

Os números da Cáritas local apontam para um milhão e meio de refugiados que, neste momento, encontram-se no Líbano, um número que assume proporções dramáticas uma vez que o total da população libanesa é de 4 milhões de habitantes.

Bruno Atieh, diretor do Centro de Migrações da Cáritas do Líbano, afirma que “a situação é muito difícil” e que a hospitalidade dos libaneses está se “esgotando”. Ele destaca ainda que existe um “clima de tensão”, que cresce à medida que o desemprego aumenta entre a população local, agravado pela contratação de mão-de-obra síria mais barata.

A Cáritas do Líbano apoia todos os refugiados que chegam ao país, 90% dos quais são muçulmanos, através da assistência médica, distribuição de agasalhos e proteção psicossocial.

Parte significativa da ajuda da Cáritas Libanesa destina-se ao apoio de locais para habitação e garantir alimentação, uma vez que no Líbano as autoridades não autorizam a criação de campos de refugiados, e estes têm que se integrar em habitações ou terrenos com contrato de arrendamento.

Os responsáveis da Cáritas referem que entregar vales alimentação é “menos discriminatório” do que a distribuição direta de alimentos, estimulando, ao mesmo tempo, a economia local uma vez que têm de ser descontados no comércio libanês.

A campanha Dez Milhões de Estrelas, que a Cáritas Portuguesa promove, todos os anos por ocasião do Natal, destina este ano 35% do montante apurado à Cáritas do Líbano para os programas de apoio aos refugiados, sendo os restantes 65%, como é habitual, para as Cáritas diocesanas e os projetos que desenvolvem em Portugal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo