400 a 500 famílias

Igreja pede que refugiados cristãos sejam acolhidos em grupos

Dom Petrus Mouché pede aos governos ocidentais que, em vez de conceder poucos vistos, acolham os refugiados cristãos iraquianos em grupos de 400 a 500 famílias 

Da redação, com Rádio Vaticano

Um apelo foi lançado pelo Arcebispo sírio-católico de Mosul, Dom Petrus Mouché, aos governos ocidentais: acolher os refugiados cristãos iraquianos em grupos de 400 a 500 famílias, em vez de conceder poucos vistos.

Há vários meses, as famílias cristãs de Mosul e povoados da Planície de Nínive refugiadas em Irbil, no Curdistão iraquiano, para fugir das perseguições do Estado Islâmico, estão deixando os campos de refugiados e se dirigindo à Europa e aos Estados Unidos.

São famílias que, com o passar do tempo, perderam a esperança de voltar para as suas casas. Um êxodo que os bispos iraquianos de vários ritos procuraram deter, temendo o desaparecimento irreversível da presença milenar cristã no Iraque.

Leia
.: Papa recorda cristãos perseguidos e “ecumenismo de sangue”
.: Unidade dos cristãos é uma prioridade para a Igreja, diz Papa

Preocupação que diz respeito em particular aos sírios-católicos. “Se essa dispersão continuar, a nossa comunidade corre o risco de desaparecer”, disse Dom Petrus.

Segundo o arcebispo de Mosul, para deter esse problema resta somente uma alternativa: deixar partir as famílias sírio-católicas em grupos de 400 a 500 núcleos.

“Juntas elas se sentirão mais fortes, as suas crianças poderão estudar juntas, poderão continuar falando a própria língua e viver a própria fé”, disse ele. O objetivo a longo prazo permanece o mesmo: o retorno aos seus povoados, atualmente sob o controle do autoproclamado Estado Islâmico.

A hipótese de um acolhimento maciço de refugiados cristãos encontra algumas restrições não somente nos ambientes políticos da França, mas também da parte de algumas organizações católicas que temem que tal iniciativa possa ser contraproducente.

O diretor da associação católica francesa comprometida em ajudar os cristãos no Oriente Médio (Oeuvre d’Orient), padre Pascal Golnish, reconhece a exigência de que os refugiados sírio-católicos acolhidos no exterior mantenham contatos entre si, “mas a solução verdadeira para evitar o desaparecimento completo da presença cristã no Iraque permanece a retomada da Planície de Nínive e colocar em segurança Qaraqosh e todos os povoados da área”, concluiu padre Pascal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo