Pastorais da Mobilidade Humana

Encontro no Chile discute situação de migrantes e refugiados

Pastorais da Mobilidade Humana da Bolívia, Chile e Peru se reúnem para analisar os problemas ligados à questão migratória

Da Redação, com Agência Fides

A situação dos migrantes, refugiados e das vítimas do tráfico humano será o tema central do encontro das Pastorais da Mobilidade Humana que será realizado de 20 a 22 de outubro no Chile. A quinta edição do evento reúne membros das pastorais de Bolívia, Chile e Peru.

Acesse
.: Notícias sobre a crise de refugiados

Em nota, a Conferência Episcopal do Peru informou que, nos últimos anos, outros fatores se somam aos problemas ligados à situação migratória nas fronteiras desses três países. Entre eles, está o fenômeno de tantos colombianos que procuram refúgio ou asilo político e o grupo numeroso e constante de haitianos que vão para o Chile e Brasil. Além disso, em proporções menores, há grupos provenientes do Equador que, por vários motivos, também chegam a essas áreas.

O encontro de bispos e dos agentes da Pastoral da Mobilidade Humana dos três países acontece a cada dois anos, com o foco de refletir, recolher experiências e propor projetos para a Pastoral dos Migrantes das diversas conferências episcopais. Procura-se uma pastoral nas situações concretas de cada país, considerando a origem, a área de trânsito e o destino final dos migrantes, com o objetivo de reforçar as ações de acompanhamento humano e espiritual.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo