Peregrinação mundial

Cursilhistas de 60 países irão ao Santuário de Fátima em 2017

Movimento do Cursilho fará uma peregrinação mundial ao Santuário de Fátima por ocasião do centenário das aparições

Da redação, com Agência Ecclesia

santuario_fatima_procissao

Peregrinação mundial do Movimento do Cursilho de Cristandade acontecerá em maio de 2017 / Foto: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima, Portugal, irá receber uma ultreia mundial do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), no dia 6 de maio de 2017. A iniciativa está integrada à comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora.

O assistente espiritual do MMCC, Dom Francisco Senra Coelho, acredita que o evento terá “um êxito muito grande”, pois “são muitos aqueles que querem vir a Fátima”, provenientes dos cerca de 60 países onde os cursilhos estão representados, na América, Europa, Ásia e na África.

A ultreia mundial deverá ser ainda marcada pela visita do Papa Francisco a Portugal e à Cova da Iria, para participar nas celebrações do centenário das aparições de Fátima.

Missão dos cursilhos

O bispo auxiliar de Braga, Dom Francisco Senra Coelho, destaca neste contexto o mais recente documento da Igreja Católica, para a relação com os movimentos, intitulado “Iuvenescit Ecclesia”, publicado pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Uma obra que, segundo o bispo, mostra que o Papa está atento ao contributo que os cursilhos e outros movimentos cristãos podem dar para o “rejuvenescimento da Igreja”.

Dom Francisco destacou ainda a relevância de outros documentos da Santa Sé para a missão dos cursilhos, como a encíclica “A Alegria do Evangelho”, dedicada ao tema da Família.

“Muitos dos que vivem os cursilhos fazem-no em casal e, por consequência, em família, e os desafios desta encíclica são muito grandes, para a integração daqueles que buscam um sentido para a renovação da sua família e encontraram em Cristo a recuperação da sua família”, completou.

Ultreia mundial

O programa da ultreia mundial vai ser antecedido por um conjunto de iniciativas ligadas àquelas duas personalidades.

No dia 4 de maio de 2017, o Santuário de Fátima acolherá à noite uma celebração de ação de graças pelo primeiro centenário do nascimento de Eduardo Bonnin.

Depois no dia seguinte, o comitê executivo do MMCC, atualmente sediado em Portugal, vai promover um colóquio sobre Bonnin e Gaya, convidando as pessoas a descobrirem o seu pensamento e espiritualidade.

Portugal é, pela primeira vez desde 2014 até 2017, o principal ponto de encontro para membros do movimento, tendo sido escolhido como sede da Organização Mundial dos Cursilhos de Cristandade, durante o último encontro europeu realizado entre 23 e 26 de maio de 2013, na Áustria.

O movimento chegou ao nosso país em 1960 e o primeiro cursilho realizou-se em Fátima, de 29 de novembro a 2 de dezembro desse ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo