13 de maio

Fátima: Santuário acolhe Imagem Peregrina após visita às dioceses

Bispo de Leiria- Fátima destacou iniciativa que deu “alento” às comunidades cristãs e aos que vivem dificuldades do mundo

Da redação, com Agência Ecclesia

O Santuário de Fátima acolheu nesta sexta-feira, 13, na peregrinação internacional de maio, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora ao final da visita às dioceses, feita durante 12 meses. No último ano, a imagem percorreu 22.631 km.

Na oração que marcou o encerramento da visita, D. Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima disse que a passagem da Imagem Peregrina pelas comunidades católicas do país foi sinal da presença amorosa de Deus que continua a vir ao encontro do ser humano.

“Guiaste os bispos, presbíteros e diáconos de cada igreja particular, foste alento de todos os consagrados, a alma de cada família e a alegria dos agentes da pastoral; foste conselho dos que governam e dos que trabalham pela paz e olhaste para a condição dos que, nas periferias, vivem as dificuldades do mundo contemporâneo”, salientou D. Antônio.

O bispo exaltou ainda Maria como mulher peregrina, que revela a cada um o modelo da missão e o ardor da Caridade: “A tua Imagem branca, coroada e luminosa, transportou nas mãos os mistérios de Cristo Redentor que queremos viver e anunciar”.

A Imagem Peregrina foi transportada em um veículo ao longo do corredor central da esplanada do Santuário de Fátima, sendo saudada pelos presentes com palmas e os tradicionais lenços brancos, antes de regressar à Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Centenário das Aparições

Iniciada a 13 de maio de 2015, a peregrinação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima faz parte da preparação das comemorações do centenário das aparições, marcado para 2017.

O evento teve como principal objetivo levar a “solicitude materna” de Maria a todos que em Portugal “procuram a força da sua intercessão” e “trabalham por um mundo melhor”.

No último ano, a Imagem Peregrina percorreu as dioceses de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto e Leiria-Fátima.

Ao final da celebração, houve também a consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima, com a participação de todos os bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo