Pontifício Conselho para Cultura

Cultura feminina é tema de encontro em Roma

Cardeal explica que a expressão ‘cultura feminina’ não significa dividi-la da masculina, mas reconhece que há um olhar sobre o mundo que é próprio das mulheres

Da Redação, com Rádio Vaticano

A próxima plenária do Pontifício Conselho da Cultura será realizada de 4 a 7 de fevereiro e terá como tema “As culturas femininas: entre igualdades e diferença”. O programa do encontro foi apresentado, na manhã desta segunda-feira, 2, na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

O Cardeal Ravasi explicou o que se entende por cultura feminina, baseado no documento preparatório da Assembleia. “A expressão ‘cultura feminina’ não significa dividi-la da masculina, mas manifesta a consciência de que existe um olhar sobre o mundo e sobre tudo o que nos circunda, sobre a vida e sobre a experiência, que é próprio das mulheres”.

Segundo o documento de trabalho distribuído aos participantes, um dos temas a ser abordado na plenária será o da violência de gênero e o assassinato de mulheres cometido por quem era seu marido. Outro tema que envolveu os participantes na apresentação foi o da cirurgia estética.

O Cardeal Ravasi comunicou no encontro o desejo de que seja criado dentro do Dicastério para a Cultura, um organismo voltado à escuta feminina.

Para a plenária estão programadas quatro áreas de estudos: igualdade e diferença, geratividade, corporeidade e a relação com a religião.

A Assembleia será inaugurada em um encontro público no Teatro Argentina intitulado “O olhar das mulheres”. No programa, consta a apresentação de vídeos, leituras, entrevistas, música ao vivo e interação com as redes sociais com a hashtag #lifeofwomen.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo