8 de março

Dia Internacional da Mulher é celebrado no Vaticano

Inspirado nas palavras do Papa Francisco, Vaticano sedia encontro dedicado às mulheres

Da redação, com Agência Ecclesia

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher neste sábado, 8 de março, a Fundação de beneficência Götz Fidel (FGF) promove a iniciativa ‘Vozes de fé, tornar visíveis as mulheres invisíveis’.

O evento acontecerá no Vaticano, motivado no “desejo do Papa Francisco de que as mulheres tenham uma presença mais ampla e importante na Igreja”, conforme explica a Rádio Vaticano.

Durante a tarde deste sábado, dez mulheres de vários países vão dar o seu testemunho “contando as suas histórias de vida e de fé”. Entre elas, estará a irmã missionária Azezet Kidane, eritreia comboniana, que vai falar da sua experiência com as mulheres refugiadas na Palestina.

De acordo com a promotora do evento, Giovanna Abbiati, “estas mulheres foram escolhidas porque não aparecem nos jornais e são invisíveis aos meios de comunicação em geral, mas nas suas comunidades são verdadeiras agentes de transformação. Podem ser exemplos do que sabem fazer e naturalmente da força da fé, que lhes permite persistir nas suas atividades em lugares onde é realmente difícil viver e levar o Evangelho às pessoas”.

O encontro, que se inicia às 13h, será transmitido, ao vivo, pela internet (voicesofaith.org).

A mulher na Igreja

O Papa abordou o papel das mulheres na Igreja durante a entrevista que concedeu ao jornal italiano ‘Corriere della Sera’, sublinhando que estas “podem e devem estar mais presentes nos lugares de decisão”.

Francisco observou, no entanto, que isso não basta e que é necessário “pensar que a Igreja tem o artigo feminino”.

“O aprofundamento teológico está em curso, o cardeal Rylko, com o Conselho Pontifício dos Leigos, trabalha nesta direção com muitas mulheres, peritas em várias matérias”, adiantou o Pontífice.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo