Obrigadas à conversão ao islamismo

Egito: Cresce número de mulheres cristãs sequestradas

Segundo relatório da Ajuda a Igreja que Sofre, as jovens são violentadas, obrigadas ao casamento e à conversão ao islamismo

Da Redação, com Ajuda a Igreja que Sofre

Egito: Cresce número de mulheres cristãs sequestradas

Fotos de mulheres sequestradas no Egito, divulgadas pela Associação de auxílio à vítimas de sequestro / Foto: AIS

A organização católica “Ajuda a Igreja que Sofre” (AIS) divulgou nesta segunda-feira, 10, um comunicado sobre a situação das mulheres cristãs no Egito. Segundo relato, as jovens cristãs são as mais vulneráveis ao sequestro, casamento forçado e conversão ao islamismo.

De acordo com a AIS, antes da queda do governo de Mubarak, em média, desapareciam 5 mulheres por mês, atualmente, o número aumentou para 15.

A Associação Egípcia de Auxílio à Vitimas de Sequestro (AVAED) destaca que o número pode ser ainda maior, devido a postura omissa do Governo e familiares. “Frequentemente os crimes e os agressores não são denunciados. No Egito, uma mulher violentada é uma vergonha para a sua família”, destaca comunicado.

Ainda de acordo com  a AVAED, as mulheres sequestradas têm entre 14 a 40 anos, e 40% delas,  após serem retiradas de suas casas, são violentadas e obrigadas ao casamento. A estimativa, porém, aponta que todas as mulheres cristãs sequestradas são obrigadas à converter-se ao islamismo.

“No Egito existem diversas células islâmicas dedicadas, exclusivamente, ao rapto de mulheres coptas”, revela o advogado cristão, Said Fayez. Segundo o advogado, a mulher,  que de alguma forma consiga a liberdade, é obrigada por lei a deixar os filhos que teve no casamento forçado. Por esse motivo, muitas preferem permanecer na situação de escravidão.

Segundo a AIS, as escassas  informações sobre a situação chegam por meio de relatos das jovens que conseguiram fugir. Como o caso da adolescente Ingy, que foi libertada após cortar, por duas vezes,  os pulsos.

Nadia

Nadia Makram foi sequestrada em 2011 aos 14 anos / Foto: AIS

Um caso que causou comoção, foi o da jovem Nadia Makram, sequestrada em 2011 aos 14 anos. A família denunciou o sequestrador às autoridades, mas até o momento nada foi feito.

O Egito proíbe,  por meio de lei, a conversão forçada ao islamismo e o casamento sem o consentimento da mulher.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo