Em Assis

Cruz de São Damião volta "para casa" após oito séculos

Cruz de São Damião ficará exposta até domingo, 19, na Igreja onde São Francisco de Assis a encontrou no início de sua conversão

Da redação, com Rádio Vaticano

Cruz de São Damião ficará exposta ao público até domingo, 19 / Foto: Assisi OFM

Cruz de São Damião ficará exposta ao público até domingo, 19 / Foto: Assisi OFM

Após oito séculos, a Cruz de São Damião voltou a ser recolocada na Igreja onde São Francisco de Assis a viu pela primeira vez, onde rezou no início de sua conversão e recebeu o mandato: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja, que está em ruínas!”.

O translado da cruz para a Igreja de São Damião foi uma iniciativa dos franciscanos, em comunhão com as Irmãs Clarissas, por ocasião do Ano jubilar da Misericórdia.

O crucifixo foi transferido na última quarta-feira, 15, da Basílica de Santa Clara, em Assis – onde é custodiada desde que as Clarissas para lá se transferiram após a morte de Santa Clara – para ser recolocado até domingo, 19, no ao seu lugar de origem, isto é, na igreja que leva o seu nome.

“Um momento de grande importância do ponto de vista histórico, mas também de profunda intensidade espiritual. Assim vem em mente as palavras do Papa Francisco no início do Jubileu, que desejava uma Igreja que caminhasse, edificasse e confessasse por meio da fé, por meio do Senhor. É evidente que o centro é ‘edificar’, o mesmo que pediu Jesus a Francisco, e que hoje pede a cada um de nós por meio do nosso estilo de vida”, afirmou  o Diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis, Padre Enzo Fortunato.

Veja momento do translado da Cruz de São Damião 

Não foi a primeira “saída”

Essa não é a primeira vez que a cruz deixa a Basílica de Santa Clara. Na tarde de 22 de março de 1953, no âmbito do VII Centenário da morte de Santa Clara, a Cruz de São Damião deixou por poucas horas o templo, sendo levada em solene peregrinação pelas ruas de Assis. Naquela ocasião, no entanto, não chegou a ser levada até a Igreja de São Damião.

Mais informações no site dos franciscanos: http://www.assisiofm.it/

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo