SOLIDARIEDADE

Cristo Redentor é apagado em apoio a jogador brasileiro vítima de racismo

Atleta do Real Madrid, Vinicius Jr., foi vítima de ataques racistas durante partida disputada neste domingo, 21, na Espanha

Da Redação, com Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

Cristo Redentor tem iluminação desligada na noite desta segunda-feira, 22. / Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Durante uma hora, na noite desta segunda-feira, 22, o Cristo Redentor teve sua iluminação desligada. A ação realizada pelo Santuário Arquidiocesano que cuida do monumento foi motivada pelos ataques racistas sofridos pelo brasileiro Vinicius Jr.

O jogador de futebol do Real Madrid, da Espanha, foi vítima de atos racistas neste domingo, 21. No Estádio Mestalla, o Valencia recebeu a equipe de Vinicius em um jogo válido pelo campeonato local. No segundo tempo, o brasileiro denunciou um torcedor que o estava chamando de “mono” (“macaco”, em espanhol).

Leia mais
.: Papa pede aos cristãos que se oponham à guerra e à injustiça

O árbitro paralisou a partida, e policiais foram até o local onde Vinicius estava indicando a presença do torcedor que havia o ofendido. Passaram-se oito minutos até o jogo ser retomado. Próximo ao final da partida, o jogador se envolveu em uma confusão com o goleiro adversário, levou um “mata-leão” e, ao reagir, foi expulso. O jogo acabou com vitória do Valencia por 1 a 0.

Em nota, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudiou os ataques racistas e declarou que o apagar das luzes foi um “símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”. O desligamento aconteceu entre 18h e 19h.

A ação é uma cooperação entre o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, a Confederação Brasileira de Futebol e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O reitor do Santuário, padre Omar, lembrou um versículo das Sagradas Escrituras: “Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus” (cf. Gn 1,26-27).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo