Crise na Ucrânia em pauta no encontro de Putin com o Papa

Presidente da Rússia foi recebido em audiência pelo Papa Francisco; crise na Ucrânia e questão do Oriente Médio foram os principais assuntos

Da Redação, com Rádio Vaticano

A crise na Ucrânia e a situação no Oriente Médio estiveram no centro do encontro entre o Papa Francisco e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no final da tarde desta quarta-feira, 10. Este foi o segundo encontro entre os dois líderes; Putin já esteve no Vaticano em 25 de novembro de 2013.

No encontro reservado que durou cerca de 50 minutos, Francisco reforçou a necessidade de um sincero e grande esforço para realizar a paz. Ele pediu que todas as partes devem se comprometer em cumprir os acordos de Minsk. As informações foram dadas pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O Papa também definiu como essencial o empenho em resposta à grave situação humanitária que deve ser enfrentada, assegurando, entre outros, o acesso aos agentes humanitários e com a contribuição de todas as partes para uma progressiva distensão da região.

Em relação ao Oriente Médio, especialmente no que diz respeito ao Iraque e à Síria, foi confirmada a urgência de buscar a paz com o interesse concreto da comunidade internacional. Também foi abordada a necessidade de assegurar as condições necessárias para a vida de todos os componentes da sociedade, incluídas as minorias religiosas, em particular os cristãos.

No final da reunião, houve a tradicional troca de presentes. Putin deu ao Papa um quadro com um bordado feito à mão da Basílica de São Salvador. O intérprete de Putin explicou ao Pontífice que esta é a igreja de São Salvador, que havia sido destruída na época soviética e depois foi reconstruída.

Já Francisco presenteou o presidente russo com um medalhão do artista Guido Veroi, que representa o anjo da paz e convida à construção de um mundo de solidariedade e de paz fundado na justiça. Ele também entregou uma cópia da Exortação Apostólica Evangelii gaudium.

“Foi um grande prazer, uma honra encontrá-lo. Até logo”, disse Putin na despedida. Francisco agradeceu com “danke” (obrigado, em alemão).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo