Veneração

Corpos de Padre Pio e São Leopoldo já estão em Roma

Por ocasião do Ano Jubilar, os corpos estão expostos na Basílica de São Lorenço Fora dos Muros para veneração dos fiéis; na sexta- feira, serão levados para a Basílica de São Pedro

Da Redação, com Rádio Vaticano

Desde a tarde desta terça-feira, 3, estão na Igreja de São Lorenço Fora dos Muros, em Roma, os corpos de São Pio de Pietralcina e São Leopoldo de Mandić. Na tarde de sexta-feira, após uma solene procissão na Via da Conciliação, eles serão expostos na Basílica de São Pedro diante do Altar da Confissão até a manhã do dia 11 de fevereiro.

Padre Pio

Padre Marciano Morra, amigo de Padre Pio e confrade do Convento dos Capuchinhos de San Giovanni Rotondo, destaca que entre a multidão que verá o santo, está o Papa.

“E esta é uma imagem muito bonita de Padre Pio. Não é o santo que está no céu e acabou, e diz ‘bem, vocês se virem… Não’! É o santo que nos acompanha continuamente, de outra forma não teria explicação que sobre aquele Gargano rochoso cheguem ainda milhares de peregrinos. Ninguém sai da sua casa se não está seguro de ter uma recompensa, de obter uma graça. Portanto, é o santo que ainda hoje vive em meio ao povo, vive pelo povo”.

O padre, que esteve por anos com Padre Pio, explica que o santo era como um pai de família que dá bons ensinamentos e também repreende quando necessário.

“Padre Pio era um bom pai, que quando estava diante de um penitente que acusava seus pecados, mas não tinha nenhuma intenção de mudar de caminho, de mudar de vida, levantava a voz e o repreendia”.

Para padre Morra, o santo é um auxílio também ao Papa Francisco, não somente com a intercessão do céu, mas também com o seu testemunho de vida.

“Poderíamos dizer que o Papa está agindo muito como Francisco de Assis, mas no campo da guia do povo age também como o Padre Pio, porque Padre Pio é moderno. O Papa Francisco é moderno, e portanto, é uma realidade quase parecida.”

O padre destaca que os frades devem rezar, porque sem oração não se faz nada. “Devemos nos preocupar em permanecer frades do povo, estar em meio ao povo!”

São Leopoldo Mandić

São Leopoldo Mandić nasceu na Dalmácia em 1866, viveu por 30 anos no Convento dos Capuchinhos de Pádua e ali morreu em 1942. Dedicou toda a sua vida ao Sacramento da Reconciliação.

O Reitor do Santuário de São Leopoldo de Mandić, de Pádua, Padre Flaviano Giovanni Gusella, destaca que o santo tem um duplo carisma: o de ser ministro extraordinário, “heroico ministro da reconciliação” e ao mesmo tempo Profeta do ecumenismo espiritual.

“Padre Leopoldo era uma pessoa erudita, sábio, inteligente, uma pessoa sobretudo que tinha um grande coração pelos pecadores”.

Para padre Flaviano, o legado que este santo deixa aos confessores é a disponibilidade. ” Padre Leopoldo passava no confessionário todo o dia, desde cedo da manhã até tarde da noite. Se existe uma coisa que pedia aos Superiores era a de poder ultrapassar os horários estabelecidos para os confessores: a sua total disponibilidade e a fidelidade ao seu ministério e ao seu carisma.”

O reitor recorda ainda as palavras do Papa Francisco, na Bula para o grande Jubileu da Misericórdia, sobre esta capacidade de ser rosto misericordioso, terno, doce e paterno em relação àqueles que se aproximam do sacramento da reconciliação.

Padre Flaviano explica que São Leopoldo convida à confiança em Deus, que é amor. “Tenha fé, tenha confiança – dizia – não tenhas medo. Veja, também eu sou um pecador como você.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo