A doença, segundo a OMS, continua a se espalhar para outros países, o que deixa as autoridades em alerta
Da redação, com Reuters
O Coronavírus foi declarado como emergência global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já que a doença continua a se espalhar pelo mundo. “A principal razão desta declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas sim em outros países”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, especialista da OMS.
A preocupação é que o vírus pode se espalhar por outros países com um sistema de saúde mais desprotegido. O número de mortos já chega a 170 pessoas na China. A OMS disse que foram registrados 98 casos em 18 países fora da China, mas nenhuma morte.
Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa em Genebra, descreveu o coronavírus como um “surto sem precedentes” que recebeu uma “resposta sem precedentes”. O especialista elogiou as “medidas extraordinárias” da China adotadas para impedir que ela se espalhe.
Embora a OMS não tenha autoridade legal para sancionar países, a organização pode pedir aos governos que justifiquem cientificamente quaisquer restrições de viagem ou comércio em caso de uma emergência internacional.