Preocupação mundial

Mortos em epidemia de coronavírus chegam a 170

China registrou maior número de vítimas em um único dia; Brasil confirma nove casos suspeitos

Ansa Flash

Subiu para 170 o número de mortos na epidemia do novo coronavírus (2019-nCoV) na China, segundo balanço oficial divulgado nesta quinta-feira, 30. De acordo com o governo, foram registrados 1,7 mil casos de contágio apenas na última quarta, 29, sendo mais de mil na província de Hubei, epicentro da epidemia.

Apesar de elevado, o número de pessoas infectadas em Hubei apresentou desaceleração em relação aos 2 mil de segunda e aos 1,45 mil de terça-feira.

Leia também
.: Em coletiva de imprensa, OMS fala do surto do coronavírus

Por outro lado, a quantidade de mortes na quarta foi a mais alta para um único dia desde o início da epidemia. Em todo o país, cerca de 1,37 mil pessoas estão internadas em estado grave.

O coronavírus também já chegou a outros países, principalmente Tailândia (14 casos), Japão (11) e Singapura (10), e a Rússia decidiu fechar a fronteira com a China. Nações como Reino Unido e Itália aguardam autorização de Pequim para enviar os aviões que evacuarão seus cidadãos de Wuhan, cidade onde a epidemia teve início.

No Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira, 29, a existência de nove casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV) no Brasil.

O balanço inclui três pacientes em São Paulo, dois em Santa Catarina, um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro, um no Paraná e outro no Ceará.

No entanto, em coletiva de imprensa nesta quarta, o secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Wanderson Oliveira, disse que nenhum caso é considerado “provável”.

O Ministério da Saúde monitora pessoas que tenham voltado da China – e não apenas de Wuhan, epicentro da epidemia – com os sintomas do 2019-nCoV, que incluem febre, tosse e dificuldade para respirar.

OMS

Até o momento, já há mais de 6 mil casos confirmados no mundo, quase todos na China, que contabiliza 133 mortes, sendo 125 na província de Hubei, que tem Wuhan como capital.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fará uma nova reunião nesta quinta-feira, 30, para decidir se declara a epidemia como emergência global.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo