MUDANÇAS CLIMÁTICAS

COP28 aprova formalmente acordos de fundos para desastres climáticos

A conferência climática das Nações Unidas está sendo realizada em Dubai e discute com as diversas nações o controle na emissão de CO2 e outros poluentes na atmosfera

Da redação, com Reuters

COP28 aprova formalmente acordos de fundos para desastres climáticos / Foto: Reprodução Reuters

Os países presentes na cúpula climática COP28 das Nações Unidas, que teve início nesta quinta-feira, 30, aprovaram formalmente um acordo sobre um novo fundo para desastres climáticos. O acordo foi formalizado após a cerimônia de abertura e foi aplaudido de pé pelos delegados.

Representantes de países desenvolvidos e em desenvolvimento elaboraram meticulosamente o acordo durante as negociações deste ano. O fundo ajudará as nações vulneráveis a fazer face aos custos dos danos provocados pelas mudanças no clima causados pela seca, pelas inundações e pela alta das marés.

O enviado estadunidense para o clima, John Kerry, também anunciou que seu país investirá 17,5 milhões de dólares no fundo, “para ajudar os países vulneráveis a responder aos impactos. Mas também esperamos que este fundo esteja operacional rapidamente”, disse Kerry.

Durante a conferência das Nações Unidas sobre o clima, os governantes mundiais preparam-se para uma maratona de negociações sobre se concordam, pela primeira vez, em eliminar gradualmente a utilização mundial de carvão, petróleo e gás emissores de CO2, o principal responsável pelo aquecimento global.

Participação do Papa

O Papa Francisco inicialmente estaria presente na COP28. No entanto, uma inflamação pulmonar o impediu de viajar até Dubai para participar da conferência. O Sucessor de Pedro, porém, manifestou-se por meio do microblog X — antigo Twitter — e enviou uma mensagem aos países participantes.

“Oxalá que, a intervir na #COP28, sejam estrategistas capazes de pensar mais no bem comum e no futuro dos seus filhos, do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa. Possam assim mostrar a nobreza da política, e não a sua vergonha”, clamou Francisco.

A COP28 em Dubai terminará em 12 de dezembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo