Evangelização

Conta oficial do Papa no Twitter completa cinco anos

O primeiro tweet foi feito pelo então Papa Bento XVI, em 12 de dezembro de 2012

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa Bento XVI posta seu primeiro tweet

Em dezembro de 2012, o então Papa Bento XVI posta seu primeiro tweet / Foto: Observatório Romano

Cinco anos já se passaram desde o primeiro tweet do Papa em sua conta oficicial, @Pontifex. Nesta primeira postagem, o Papa dizia: “Caros amigos, estou muito contente em poder estar em contato com vocês pelo Twitter. Obrigado por suas generosas respostas. Abençoo a todos vocês do fundo do meu coração”.

O Papa Francisco, por sua vez, assumiu a missão profética de evangelizar por meio das mídias sociais após sua eleição, a conta papal do Twitter atualmente conta com mais de 40 milhões de seguidores em 9 idiomas.

Leia mais
.: Em mensagem no twitter, Papa pede fim das armas nucleares

O arcebispo Angelo Becciu, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, falou sobre o significado da presença dos papas nas mídias sociais. “Eu lembro de estar com o papa Bento. Ele estava um pouco desajeitado empurrando os botões no tablet. Mas, ao mesmo tempo, estava muito alegre. Ele ficou feliz por poder dialogar com os internautas e fazer parte da nova onda de comunicações modernas ”, afirmou.

O Arcebispo Becciu disse que este era o melhor caminho para “alcançar muitas pessoas e espalhar a Palavra de Deus”.

Ainda em seu pontificado, o Papa Francisco expandiu sua jornada digital ao lançar sua conta no Instagram (@Franciscus), em 16 de março de 2016. Atualmente, a conta está com mais de 5 milhões de seguidores.

Ironicamente, o Papa Francisco se considera um “dinossauro digital”, segundo o Arcebispo Becciu. “Acho que o Papa está atento ao fato de ser um evangelizador e missionário para o mundo. Então, para ele todos os instrumentos devem ser usados. São ferramentas que ajudam em sua evangelização pelo mundo”, explicou o arcebispo.

Como usar as mídias sociais

Quando o assunto é o modo correto para se usar as mídias sociais, o Arcebispo Becciu disse que o Papa já ditou diversas diretrizes. “A mais importante de todas: não abuse delas. Não faça uso delas na missa!”, disse o arcebispo, citando Francisco.

Ainda de acordo com Becciu, o Papa também já advertiu padres e bispos a não abusarem do uso das mídias sociais. “Mas, ao mesmo tempo, temos que ter coragem e sabedoria para usá-las. Coragem porque é algo novo e, desta maneira, precisamos nos ‘atirar’ nestas novidades. E isto requer sabedoria, uma vez que cada uma dessas ferramentas deve ser usada na medida adequada”, reiterou.

Um último conselho do arcebispo é evitar o discurso ofensivo nestas redes sociais. “Devemos utilizá-las como instrumento de comunicação com os outros. E a comunicação deve nos ajudar a crescer espiritualmente, culturalmente e com relação às nossas atitudes diante de outras pessoas”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo