Conferência acontecerá no fim de outubro e reunirá líderes políticos e religiosos
Da redação, com Rádio Vaticano
“Repensando a Europa” é o título da conferência que acontecerá de 27 a 29 de outubro, no Vaticano, e reunirá líderes políticos e religiosos para um diálogo profundo sobre a situação política na Europa.
O encontro, que está sendo organizado pela Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE, siga em inglês), com sede em Bruxelas, abre as discussões na sexta-feira, 27. Os debates serão concluídos no dia seguinte, com uma audiência papal, enquanto no domingo, 29, os participantes irão a uma missa na Basílica de São Pedro.
O evento coincidirá com o aniversário de 60 anos do Tratado de Roma, que inaugurou o processo de integração europeia, em 1957.
Leia mais:
.: Temos muito a fazer pela Europa, afirmam bispos após ‘Brexit’
O Irmão Dominicano Olivier Poquillon é o Secretário Geral da COMECE. Paquilion acrescentou que a igreja “não quer ficar na sacristia”, mas sim “entrar no coração das políticas públicas e colocar no coração delas o ser humano”.
Ainda de acordo com Poquillon, os participantes deste evento serão desafiados pelo Papa Francisco a dividirem as responsabilidades, em termos de ecologia, economias e demais políticas. Mesmo que a Igreja não seja especialista em economia, e não dirá aos políticos como colocá-la em prática, “ela pode destacar elementos que estão a favor da humanidade”, acrescentou Poquillon.
A organização do evento convidou políticos como Pat Cox, ex-presidente do Parlamento Europeu e o atual presidente da entidade, Antonio Tajani.
“Estamos engajados neste processo de diálogo”, afirmou Poquillon. “Juntos tentaremos achar soluções para os desafios que enfrentamos hoje”, reiterou.