Igreja no Reino Unido

Temos muito a fazer pela Europa, afirmam bispos após 'Brexit'

Em conferência, os bispos católicos britânicos concluíram que “ainda têm um papel e um contributo a dar a favor do crescimento do projeto europeu”

Da redação, com Agência Ecclesia

A primeira reunião dos secretários-gerais do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), depois do “brexit”, decorreu sob o tema do “diálogo, da integração e criação”.

De acordo com um comunicado do organismo católico, enviado nesta segunda-feira, 4, à Agência Ecclesia, o encontro que terminou este domingo, 3, em Berlim, na Alemanha, contou com a participação do padre Christopher Thomas, em representação da Igreja Católica de Inglaterra e País de Gales.

A iniciativa mostrou que os bispos católicos britânicos “ainda têm um papel e um contributo a dar a favor do crescimento do projeto europeu”.

“O mais importante foi ver que ainda temos um lugar à mesa da CCEE, o termos votado em referendo a saída da União Europeia não significa que vamos sair da Europa e ainda temos muito a fazer, muito a trazer para que a voz dos britânicos possa continuar a fazer-se ouvir”, salientou o sacerdote.

O padre Christopher Thomas destacou o contributo que os episcopados de Inglaterra e País de Gales podem continuar a ajudar em desafios como os das Migrações e do Tráfico Humano, também para o acompanhamento da situação na Terra Santa.

“Claro que agora vamos ter de ver como é que será a nossa relação com a Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE), o organismo dos bispos católicos que lida com as instituições da União Europeia”, reconheceu aquele responsável.  

Os trabalhos em Berlim foram abertos pelo secretário-geral da CCEE, o padre português Duarte da Cunha, que destacou a missão do organismo católico em “identificar as reais prioridades da sociedade, e consequentemente, da Igreja” no Velho Continente.

“Um dos principais desafios é a promoção da unidade social e eclesial num mundo plural. Está em causa, capitalizar aquilo que é a diversidade que caracteriza o continente europeu, e ao mesmo tempo apontar para uma atitude em que cada agente em jogo seja responsável pelo outro”, diz o comunicado. 

A reflexão dos participantes centrou-se em áreas como “a solidariedade para com os migrantes e refugiados”, a relação com as famílias e a ligação entre as conferências episcopais do Velho Continente.

No dia 23 de junho, o Reino Unidos votou, por meio de um referendo popular a saída da União Europeia. De acordo com os resultados divulgados, mais de 17 milhões de britânicos (52% dos que votaram) disseram sim ao chamado “brexit”.

A votação pela saída da UE venceu na Inglaterra e no País de Gales, mas perdeu na Irlanda do Norte e na Escócia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo