Novo bispo

Nomeado novo bispo para diocese de Campo Maior (PI)

Padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos até então era pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhus (PE)

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Padre Francisco, novo bispo de Campo Maior / Foto: CNBB

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 21, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Campo Maior (PI): padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, redentorista. Até então, ele era pároco de “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” em Garanhuns (PE).

A diocese estava vacante há mais de um ano, quando o então bispo, Dom Eduardo Zielski, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de São Raimundo Nonato (PI), em 2 de março de 2016.

Padre Francisco, 49 anos, é natural de Esperança (PB), na diocese de Campina Grande. Além da formação em Filosofia e Teologia, ele é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (2010). A profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor foi em 11 de fevereiro de 1996 e a ordenação sacerdotal em 22 de julho de 2000.

Como padre, ele exerceu diversas funções, como vigário paroquial, membro do conselho presbiteral e coordenador de área pastoral, reitor da Casa de Formação Redentorista Padre Pitiá, em Recife, entre outras funções.

Em 2011, padre Francisco retornou para a comunidade redentorista de Garanhuns, onde atualmente é pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vigário episcopal para a Vida Consagrada e coordenador da Pastoral da Comunicação. Também desde 2011 ele é vigário-provincial da vice-província Redentorista do Recife.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo