WEF 2019

Em Davos, tem início o Fórum Econômico Mundial

No tradicional fórum, realizado na Suíça, diversos países e líderes mundiais se ausentam devido a diversas crises

Da redação, com Reuters

Incertezas e ausência de líderes marcam a edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, em Davos / Foto: Reprodução Reuters

O Fórum Econômico Mundial, que acontece anualmente em Davos, na Suíça, teve início nesta terça-feira, 22. Nesta atual edição, porém, diversos líderes mundiais se ausentaram devido a uma série de crises.

Inquietações em torno de disputas comerciais, relações internacionais atribuladas, o Brexit e o desaceleramento econômico que alguns temem ser o prenúncio de uma recessão econômica mundial serão a tônica da reunião que acontece até sexta-feira, 25.

O Relatório de Riscos Globais do próprio Fórum deu o tom desta semana com um aviso de ventos contrários à economia, em parte devido às tensões geopolíticas entre as grandes potências.

Donald Trump, que roubou o centro das atenções de Davos ano passado, abandonou o evento deste ano enquanto enfrenta uma paralisação parcial do governo estadunidense.

Do G7, grupo dos sete países mais industrializados, devem participar do Fórum o Japão, Alemanha, Itália e Reino Unido. Fora do G7, os líderes da Rússia e da Índia estão evitando Davos, enquanto a China ― cujo presidente, Xi Jinping, foi o primeiro líder chinês a participar da reunião de elite em 2017 para oferecer uma vigorosa defesa do livre comércio ― enviou seu vice.

Davos também será o primeiro destino internacional do presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro, que fará seu discurso aos líderes mundiais presentes em Davos no fim da tarde desta terça-feira, 22.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo