Para a entrega da Medalha, o Colégio Pio Brasileiro recebeu uma delegação da cidade do Rio de Janeiro, chefiada pelo vice-governador do Estado
Da redação, com VaticanNews
A Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro conferiu ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto”, a mais alta honraria do Legislativo Municipal daquela cidade.
A concessão da Medalha foi aprovada em Sessão Plenária no dia 13 de novembro de 2018 e foi entregue ao Colégio nesta terça-feira, 18.
Para a entrega da Medalha, o Colégio Pio Brasileiro recebeu uma delegação da cidade do Rio de Janeiro, chefiada pelo atual Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva, autor do Projeto de Lei pelo qual foi concedida a comenda ao Colégio, quando era Vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na gestão anterior.
Ele foi acompanhado de sua esposa, Analine Costa de Castro e Silva, e assessores. Esteve presente na sessão o chefe em exercício da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, Marcelo Ramalho, e o Secretário da Embaixada, Mateus Fernandez Xavier.
O autor da homenagem proferiu um discurso falando de sua atuação religiosa e política na cidade do Rio de Janeiro e explicou que a homenagem ao Colégio era uma forma de reconhecimento da importância da Igreja Católica na sua vida humana e política.
Gratidão e Missão do Colégio Pio Brasileiro
Em agradecimento à homenagem, o reitor do Colégio, padre Geraldo dos Reis Maia, disse que “o reconhecimento e a gratidão são gestos nobres, reservados a pessoas refinadas, convencidas de que a gentileza nos faz perseverantes no itinerário da humanização de nossa humanidade. É mais elegante agradecer que ser agradecido, reconhecer o mérito do outro que receber a homenagem, agraciar que ser agraciado”.
Padre Geraldo recordou os serviços que o Colégio Pio Brasileiro tem prestado à Igreja no Brasil e em vários outros países da América Latina e da África, nesses 85 anos de sua existência: 2.200 estudantes, entre seminaristas e presbíteros, sendo 308 para o Doutorado, 1.285 para o Mestrado e 639 para outros estudos.
Do total desses estudantes, 167 foram ordenados bispos, vários desses foram nomeados arcebispos e sete foram criados Cardeais. “Nomes brilhantes da Igreja no Brasil passaram por esta casa, tendo sido destacados nas dioceses, nas universidades, nos seminários e em vários âmbitos da ação pastoral e social da Igreja Católica. Esta é a vocação desta casa: formar formadores, capacitando-os para missões especiais na vida da Igreja”.
O reitor concluiu seu discurso, agradecendo em nome do Colégio a nobre homenagem recebida e recordou que o nome que inspirou a medalha é de um grandioso homem que nasceu em Recife, em 1884, passou pela Bahia e fixou residência no Rio de Janeiro.
O médico Pedro Ernesto Rego Batista teve intensa atuação política no Rio de Janeiro, tendo sido o primeiro prefeito eleito da cidade. Ele morreu em 1942.
“Que sua imagem de homem brilhante pelos seus méritos, perseguido e preso por conta da incompreensão de seus ideais, inspire sempre mais a vida daqueles que têm a responsabilidade pela coisa pública, para que façam resplandecer a Cidade Maravilhosa, no esplendor do bem comum, da justiça e da paz. Muito obrigado!”, afirmou padre Geraldo.