Em Roma

Colégio Pio Brasileiro inaugura Memorial Papa Pio XI

Memorial é o segundo organizado pelo Colégio Pio Brasileiro e está aberto à visitação

Da redação, com Rádio Vaticano

Reitor do Colégio Pio Brasileiro, padre Geraldo Maia comenta novo memorial / Foto: Rádio Vaticano

Reitor do Colégio Pio Brasileiro, padre Geraldo Maia comenta novo memorial / Foto: Rádio Vaticano

Memorial Papa Pio XI é o novo espaço aberto à visitação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

O local foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 29, pelos Cardeais Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo emérito de Salvador, e Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, na presença dos Arcebispos Metropolitanos que receberam o pálio do Papa Francisco.

O Reitor da instituição, padre Geraldo Maia, conta que o nome foi escolhido em homenagem ao Papa que fundou o colégio e, no local, serão reunidos importantes elementos desses 80 anos do Pio brasileiro.

“Muitas coisas que estavam dispersas, aqui e acolá, agora através de uma equipe responsável, esse material foi recolhido e colocado em um espaço aberto à visitação, para que esta memória seja sempre preservada, trazendo à luz a nossa história”.

Entre os ítens do memorial, padre Geraldo destaca, de forma especial, uma cadeira presidencial, usada pelo Cardeal Augustin Bea, prelado importante na história recente da Igreja, que residiu no Colégio Pio Brasileiro.

“Esta cadeira lembra a presença do Cardeal Bea, um homem que deixou uma herança muito importante para o Concílio Vaticano II. E tivemos a alegria de tê-lo entre nós aqui no colégio, por vários anos, como hóspede”.

Este é o segundo memorial que o colégio inaugura. O primeiro foi o memorial do Padre Félix Pastor, em 2012. Um padre jesuíta que trabalhou na instituição por 40 anos como diretor de estudos, orientando mais de 110 teses doutorais, dentre as quais a do Cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e do Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo