Paris

Cerimônia abre Ano Internacional de Astronomia

O Ano Internacional de Astronomia, promovido pelas Nações Unidas para celebrar o 400º aniversário da primeira observação feita por Galileu através do telescópio, será inagurado hoje, 15, em Paris. O ano internacional, também reforçado por Bento XVI, vai ser marcado por muitas iniciativas em cerca de 140 países.

Leia mais
.: Vaticano Participa do Ano Internacional da astronomia
.: Estátua de Galileu Galilei ganha espaço no Vaticano
.: Bento XVI: "No Cosmo é possivel ler a presença do Criador"

A União Europeia, a UNESCO e a União do Ano Internacional afirmam que este ano "é a oportunidade para que as pessoas por todo o mundo descubram o seu lugar no universo através da observação do céu". A organização quer informar o público sobre as recentes descobertas na astronomia, ao mesmo tempo que demonstra o papel central que a astronomia pode desempenhar na educação para a ciência.

Na cerimônia de abertura estarão presentes o Diretor-geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, e a astrofísica Catherine Cesarsky. Universos paralelos e vida e morte das estrelas serão alguns dos temas do encontro de dois dias, em Paris.

Este ano internacional vai iniciar a "Galileoscope" que consiste na oferta de milhões de telescópios gratuitos que são simples, acessíveis e fáceis de manejar, para a 19ª "Noite das Estrelas". Uma outra atividade denominada "100 horas de astronomia" vai reunir astrônomos amadores de todo o mundo entre os dias 2 e 5 de Abril.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo