Homenagem

Celebração inter-religiosa homenageia vítimas do atentado em Bruxelas

Cristãos e muçulmanos se uniram para homenagear, em cerimônia na catedral, vítimas do atentado em Bruxelas

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cidadãos belgas responderam ao convite de líderes religiosos e participaram de uma homenagem na noite desta segunda-feira, 28, às vítimas dos atentados de Bruxelas na semana passada. A celebração foi ecumênica e inter-religiosa às na Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, na capital.

Líderes de todas as grandes religiões participaram da vigília, assim como pessoas envolvidas diretamente no ataque, incluindo equipes de resgate, polícia e funcionários do aeroporto.
Vigília no signo da paz

O rito teve o título da oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento de tua paz”. O convite foi assinado pelo bispo Jozef De Kesel, arcebispo de Malines-Bruxelles, Dom Atenagora, metropolita da Bélgica, Steven H. Leak, presidente do Conselho sinodal da Igreja Evangélica do Reino da Bélgica, Geert W.Lorein, presidente do Sínodo das Igrejas Evangélicas da Bélgica e o reverendo Jack Mc Donald, presidente do Comitê central do culto anglicano belga.

Em declaração conjunta, eles convidaram não apenas seus fiéis, mas todos os homens e mulheres de boa vontade a se reunirem em oração em memória das vítimas de 22 de março e seus familiares.

“Estou aqui pelos outros. Estou em segurança, mas quero estar aqui por todos os outros, para que fiquemos unidos. Foi essa união que me foi trazida pelos outros durante últimos dias. Se puder fazer o mesmo pelos outros, é claro que o farei com prazer,” afirmou uma das vítimas do atentado terrorista no aeroporto de Bruxelas, Geoffroy Lemaître.

“Ser convidada para um local como a Catedral de Bruxelas tem um grande simbolismo para mim, significa que estamos todos juntos, sejam quais forem as nossas crenças. Quaisquer que sejam as mensagens, estamos unidos, de mãos dadas, em sofrimento,” revelou uma mulher muçulmana, Kamar Takkal.

Balanço de mortos aumenta

O número de mortos do ataque terrorista no aeroporto e no metrô da capital belga subiu, nesta segunda-feira, para 35, além dos 3 terroristas.

Cerca de 340 pessoas ficaram feridas e 96 ainda estão internadas, 55 das quais em cuidados intensivos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo