"A Igreja jamais abandonou o seu dever de evangelizar e essa tarefa é crucial também no atual momento de crise de valores no qual o papel dos católicos assume maior importância". Estas foram algumas das palavras do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, na conferência de abertura do encontro sobre Igreja e mídia, que acontece em Madri, na Espanha.
Em seu discurso, nesta segunda-feira, 14, com o tema "O significado cristão na sociedade de hoje", o prelado destacou a criação, pelo Papa Bento XVI, do Pontifício Conselho. "Uma intuição profética", disse Dom Fisichella sobre missão do novo dicastério, onde sua missão será a de ajudar a compreender como a Igreja deve desempenhar o seu ministério "num mundo submetido a grandes transformações culturais".
Diante dessas mudanças, o presidente do Pontifício Conselho enfatizou a importância da fé: "Neste momento, somos chamados a ser missionários com a força da razão, demonstrando que esta não se contrapõe aos conteúdos da fé".
O arcebispo frisou ainda que é necessária uma nova linguagem e, nas sociedades ocidentais, sempre mais marcadas pela informação, os meios de comunicação não devem ser vistos na dimensão meramente tecnológica, mas como "um universo de pensamento com grandes potencialidades".
Em seguida, o prelado se deteve sobre o fenômeno da secularização, ao ressaltr, que diante do "eclipse do sentido da vida", a tentação é pensar que o homem é "o dono da vida e da morte, porque pode quando e como".
"A Igreja deve falar de Deus ao homem de hoje e deve fazer conhecer o verdadeiro rosto de Deus. E todos os meios de comunicação são necessários para esse anúncio", finalizou.
Leia mais
.: Nova evangelização: não fórmula abstrata, mas forte pensamento
.: Trechos da Carta Apostólica Ubicumque et semper
.: Pontifício Conselho para Nova Evangelização é oficializado
.: Nova Evangelização: carta do Papa será divulgada na terça-feira
.: Papa nomeia 1º presidente do Conselho para Nova Evangelização
.: Bento XVI criará Conselho Pontifício para a Nova Evangelização