Apelo por dignidade

Cáritas pede solução para migrantes na fronteira Itália-França

Instituição ressalta drama dos migrantes que ficam “encurralados” em Ventimiglia por causa da intransigência das autoridades de fronteira

Da Redação, com Rádio Vaticano 

A Cáritas Europeia lançou um alerta para a situação dos migrantes e refugiados na região italiana de Ventimiglia. Em comunicado, o organismo católico realça o drama dos migrantes sudaneses, eritreus e etíopes atualmente “encurralados em Ventimiglia” devido à intransigência das autoridades de fronteira.

São homens, mulheres e crianças provenientes da Sicília na esperança de continuarem a sua viagem a caminho de França e do norte da Europa, mas veem sua passagem bloqueada.

Acesse também
.: Notícias sobre a crise de refugiados 

“Barrados na entrada, sem acesso a qualquer tipo de serviços ou lugar em centros de acolhimento, famílias inteiras, mulheres grávidas, crianças e bebês são forçados a dormir ao relento”, descreve a Cáritas Europeia.

Para minimizar o “sofrimento” destes migrantes e refugiados, a Cáritas de Ventimiglia, com o apoio da delegação em Nice da Cáritas Francesa e Monegasca e de outras organizações cristãs e islâmicas, tem distribuído comida, roupa e kits de higiene pessoal. Cerca de cinco mil pessoas encontraram abrigo também na Igreja de Santo Antônio.

A Cáritas pede a intervenção da União Europeia, em particular dos governos de França e Itália, no sentido de assegurar o respeito pela dignidade humana e pelos direitos fundamentais dos migrantes e refugiados.

A entidade considera fundamental que se protejam as pessoas em vez das fronteiras, em especial as mulheres e crianças. Destaca ainda a necessidade de criar rotas mais seguras e legais de entrada na Europa.

A Cáritas conseguiu chegar a um acordo para a reabertura do centro de acolhimento para os migrantes e refugiados, junto à fronteira, nos próximos dias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo