Solidariedade

Cáritas: Campanha de Natal busca levar segurança em meio à pandemia

Novos projetos serão implementados em países como Armênia, Burundi, Camboja, Eritreia, Geórgia, Haiti, Libéria, Moçambique e Serra Leoa

Da redação, com Caritas Internationalis

Membros da Caritas atuando em Hong Kong, em meio à pandemia./ Foto: Divulgação Cáritas

Neste ano de 2020, a campanha de Natal da Caritas Internationalis está focada na covid-19. A iniciativa tem o objetivo de ajudar a promover um Natal seguro a todas as pessoas ao redor do mundo que estão sofrendo por causa da pandemia e suas consequências em termos de aumento da pobreza e insegurança alimentar.

Por meio do Fundo de Resposta à covid-19, promovido pela Caritas Internationalis e pelo Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, 38 organizações da Caritas apoiaram programas para ajudar mais de 13,7 milhões de pessoas em países como Bielo-Rússia, Etiópia, Jordânia, Ruanda, Iraque, Grécia , Nigéria, Paquistão, Líbano, Ucrânia e República Democrática do Congo. Exemplos de projetos implementados estão disponíveis no livreto “Respondendo com amor durante da covid-19”, da Caritas.

Iniciativas

A Caritas Jerusalém, por exemplo, prestou assistência médica em Gaza, onde cerca de 80% da população depende de ajuda humanitária e cerca de 90% das famílias não têm acesso a água potável. A Caritas Índia está realizando programas de conscientização sobre a prevenção do contágio e está fornecendo assistência alimentar e necessidades básicas.

A Caritas da África do Sul já recebeu e apoiou mais de 12.000 pessoas vulneráveis ​​em seis dioceses, a maioria migrantes que agora estão em risco de fome e mais vulneráveis ​​à pandemia. Entre eles está uma refugiada angolana mãe de seis filhos.

“Esta mãe me disse que a ajuda da Caritas foi a resposta às suas orações!” diz Irmã Maria Rissini, diretora da Caritas South Africa. “Mas infelizmente há muitas famílias que não conseguimos sustentar por falta de recursos e, infelizmente, não temos oportunidade de alimentar as mães e crianças desnutridas que batem à nossa porta”.

Campanha de Natal

Equipe da Cáritas em missão no Camboja./ Foto: Divulgação Caritas

Neste Natal, a Caritas Internationalis está pedindo mais ajuda de seus benfeitores para financiar mais nove projetos na Armênia, Burundi, Camboja, Eritreia, Geórgia, Haiti, Libéria, Moçambique e Serra Leoa.

Os projetos incluem a distribuição de cestas básicas e kits de higiene e equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas, etc.), além de programas de conscientização sobre higiene e prevenção da infecção pela covid-19. Os programas também incluem a distribuição de cobertores, colchões, combustível para aquecimento, roupas de inverno e barracas aos refugiados que ficam nos acampamentos, para que possam enfrentar o frio dos meses de inverno. A Caritas também garante que as crianças das comunidades rurais possam continuar seus estudos por meio de programas de ensino à distância. Quarenta e cinco por cento das crianças nos países em desenvolvimento não têm acesso à Internet.

“Queremos dar às pessoas mais vulneráveis ​​um Natal onde reinem a justiça, a saúde e o amor”, afirma o secretário-geral da Caritas Internationalis, Aloysius John, “e queremos garantir que os seus direitos sejam respeitados: o direito de ser protegido, o direito de ter acesso a comida e água, direito a abrigo, direito à educação. A pandemia nos mostrou como estamos interconectados e frágeis. A luta contra a propagação deste vírus é nossa responsabilidade coletiva. Como bons samaritanos, somos chamados a demonstrar nosso amor universal incondicional, atender às necessidades dos mais vulneráveis ​​e trazer consolo que pode quebrar a desolação e criar esperança quando tudo está escuro. Este é o milagre da caridade ”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo