Solidariedade na pandemia

Pastoral da Criança vence Prêmio Ação Solidária Paraná

Iniciativa do Governo do Estado premiou práticas de solidariedade realizadas durante a pandemia 

Da redação, com Pastoral da Criança

Líderes da Pastoral Familiar durante uso do AppVisita Domiciliar /Foto: Divulgação CNBB Norte 2

A Pastoral da Criança foi a vencedora do “Prêmio Ação Solidária Paraná: práticas de solidariedade durante a crise”, promovido pelo Governo do Estado do Paraná para premiar boas práticas de ação na pandemia. Na grande final, na categoria saúde, a pastoral atingiu a nota de 9,57 pontos, bem à frente do segundo colocado, com 7,06 pontos conquistados. A Pastoral da Criança concorreu ao prêmio com as ações desenvolvidas junto às famílias acompanhadas durante a pandemia via AppVisita Domiciliar.

No momento de crise por conta da pandemia, informações científicas corretas costumam demorar a chegar, principalmente aos mais pobres, e, quando chegam, nem sempre são em linguagem compreensível. Soma-se a isso as fakenews e as informações populares incorretas que circulam pelos grupos de WhatsApp e podem ter um agravamento da situação pela falta de cuidados simples que podem salvar muitas vidas.

Por isso, a Pastoral da Criança lançou, logo no início da pandemia, no AppVisita Domiciliar, um material de “E-capacitação” sobre coronavírus, com informações específicas e atualizadas para ajudar os líderes e as famílias a enfrentar a pandemia. São conteúdos científicos escritos em uma linguagem acessível e com diagramação amigável, que podem ser acessados inclusive off-line, servem para toda a família e contam com a revisão de especialistas.

Além desse material, por meio da funcionalidade correio do AppVisita, a Pastoral da Criança disponibiliza uma ferramenta eficaz para organizar a Rede de Solidariedade que está acontecendo em muitas comunidades, facilitando as ações e minimizando as falhas.

Além desses conteúdos, o Aplicativo Visita Domiciliar, que tem como objetivo auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos, traz outros sobre temas de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, brinquedos e brincadeiras etc. São materiais educativos, vídeos, orientações, sinais de alertas e informações específicas para cada semana de gestação e até os seis anos de idade da criança.

No Estado do Paraná, a Pastoral da Criança acompanha 87.093 crianças, 4.582 gestantes, em 2.683 comunidades, de 291 municípios, por meio de 7.796 voluntários. Atualmente, no Paraná, pelo AppVisita Domiciliar, há 814 pessoas em capacitação na e-Coronavírus: 814, 566 na e-Guia da gestação aos 6 anos, 288 na e-Alimentação: 288 e 357 na e-Brinquedos e Brincadeiras. Também mais de 1.100 pessoas recebem, diariamente, conteúdos e mensagens via correio do aplicativo. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo