Viagem ao Líbano

Cardeal visitará refugiados sírios e iraquianos no Líbano

Refugiados já são mais de 5 milhões nessa região; unidades da Cáritas oferecem auxílio à população

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Tagle em campo de refugiados na Grécia / Foto: Arquivo Rádio Vaticano

Cardeal Tagle em campo de refugiados na Grécia / Foto: Arquivo Rádio Vaticano

O presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luís Antonio Tagle, visitará os refugiados provenientes da Síria e do Iraque durante uma viagem ao Líbano de 28 de fevereiro a 2 de março. Nos países vizinhos à Síria, as unidades da Cáritas Jordânia, Cáritas Líbano e Cáritas Turquia continuam a levar ajuda aos refugiados que já são mais de 5 milhões.

Além dos refugiados, o cardeal se encontrará com os trabalhadores migrantes, incluindo aqueles provenientes das Filipinas, de onde o cardeal é arcebispo, que sofreram abusos da parte dos empregadores e que a Cáritas Líbano ajuda dando abrigo, assistência legal, médica e psicológica.

O Líbano, recorda uma nota da Cáritas Internacional, hospeda mais de um milhão de sírios, um peso enorme para um país de apenas 4 milhões de habitantes. Enquanto isso, a União Europeia, com mais de 500 milhões de habitantes, considera uma grave emergência a chegada, no ano passado, de um milhão de migrantes e refugiados.

A Cáritas distribui combustível, estufas, ajuda em dinheiro, alimento e outros produtos, roupas quentes para o inverno, cuidados médicos gratuitos, aconselhamento jurídico, proteção e assistência psicológica.

Além disso, considera a educação uma prioridade, porque toda uma geração de crianças sírias arrisca ficar sem escola. A Cáritas no Líbano auxilia também os refugiados iraquianos em fuga das perseguições. No início de 2016, a Cáritas Internacional também lançou uma campanha “A Paz é possível” para colocar fim à guerra na Síria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo