Em mensagem

"Obrigado pela coragem e fé", diz Patriarca a cristãos da Terra Santa

Em mensagem, Cardeal Pierbattista Pizzaballa enviou seu pensamento àqueles que não poderão participar das celebrações da Semana Santa na Terra Santa

Da redação, com VaticanNews

Patriarca Latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa / Foto: Christian Media Center

“Você não estão sozinhos”. A afirmação é do Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, na mensagem pela Procissão de Ramos, neste domingo, 24. Ele dirigiu seu pensamento aos cristãos da Terra Santa que devido à violência e à guerra, não poderão participar das celebrações da Semana Santa.

O cardeal afirmou que os cristãos não estão sozinhos porque “toda a Igreja de Jerusalém está unida” a eles, os abraça e agradece por seu “testemunho de força e coragem”.

Pizzaballa fez uma retrospectiva dos quase seis meses que se passaram desde o início da guerra. “Sabemos bem”, escreve ele aos que vivem sob o bombardeio, “como é difícil ficar dentro dessa noite terrível que parece nunca acabar, resistir unidos e firmes, dentro da violência que os cerca e da fome”. Todo o apoio possível será dado, ele garante, também com orações, para que “esta noite passe o mais rápido possível”. O convite que o cardeal faz é para não desanimar, porque para todos “virá a aurora do terceiro dia, o anúncio da ressurreição”, destacou.

O pensamento do Patriarca se dirigiu também aos peregrinos de todo o mundo que, justamente por causa da situação de grave tensão, não puderam partir para a Terra Santa. “Não tenham medo” de voltar, é a indicação dirigida àqueles que são definidos como uma “presença de paz” em um lugar que tem “tanta necessidade” de paz.

Apesar da guerra, o cardeal destacou que também neste ano foi celebrada a entrada triunfal de Jesus na Cidade Santa. Justamente em um momento em que “é ainda mais importante e necessário gritar com força que Jesus é o nosso Messias, é o nosso Senhor, é o Kyrios”, continua a mensagem.

Pizzaballa disse que, embora nestes meses alguém possa ter se sentido perdido, sozinho e sem referência, “esmagado por tanto ódio”, os cristãos da Terra Santa não se sentem desanimados, pelo contrário, eles gritam com força que sua referência é Jesus Cristo. “Não estamos sozinhos e não estamos abandonados e, acima de tudo, não temos medo!”, reforçou o Patriarca, porque nem mesmo uma vida que muitas vezes é “uma Via-Sacra” consegue desanimar.

A oração de Pizzaballa é que a paz desça sobre Jerusalém e que haja “uma aceitação cordial e sincera do outro, uma vontade tenaz de ouvir e dialogar, estradas abertas nas quais o medo e a suspeita cedam lugar ao conhecimento, ao encontro e à confiança, onde as diferenças sejam uma oportunidade de companheirismo e não um pretexto para a rejeição mútua”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo