Secretário de Estado do Vaticano

Cardeal Parolin inaugura igreja nos Emirados Árabes

Cerca de 60 mil fiéis serão assistidos pela nova igreja, construída em Abu Dhabi

Da redação, com Rádio Vaticano

O Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, participou nesta sexta-feira, 12, em Abu Dhabi, da inauguração de uma igreja dedicada a São Paulo.

No início da cerimônia inaugural, o Ministro da Cultura, Nahyan bin Mubarak,  sublinhou em seu discurso que abertura da nova igreja é um sinal “de tolerância religiosa” dos líderes nacionais.

O cardeal Parolin, por sua vez, observou como a consagração e a dedicação de uma nova igreja represente também um “sinal de vitalidade” da comunidade eclesial local.  Já o Vigário Apostólico para a Arábia do Sul, dom Paul Hinder OFM, expressou gratidão “pela estabilidade e a paz que nós podemos experimentar neste país”.

A celebração de uma Missa também marcou a inaugura. Dom Parolin presidiu à celebração com os ritos de consagração e dedicação, na presença de milhares de fiéis.

Na homilia, o Secretário de Estado do Vaticano recordou a “benevolência dos governantes” passados e presentes e a “generosidade em fornecer os terrenos” para a construção de novas igrejas no país.

“A permissão concedida pelas autoridades locais para a construção de novos locais de culto é um sinal concreto da hospitalidade que a sociedade dos Emirados Árabes mostrou para com os cristãos” e testemunha o seu compromisso em favor de uma sociedade fundada na coexistência e respeito recíproco”, acrescentou o cardeal.

Nos Emirados Árabes vivem cerca de 900 mil católicos. A comunidade é constituída por trabalhadores imigrantes provenientes em grande parte de países da Ásia, a começar pelas Filipinas e pela Índia.

A nova igreja católica, a segunda a ser construída no país, oferecerá serviço pastoral aos mais de 60 mil católicos residentes na região que compreende os centros populacionais de Mussaffah, Mohammed bin Zayed City e Khalifa City. Na igreja, serão celebradas missas em inglês, árabe, malayalam e tagalog.

O novo templo foi construído em um terreno doado pela Prefeitura de Abu Dhabi, por disposição das Autoridades locais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo