FESTA SOLENE

Igreja celebra solenidade de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 4, a Igreja festeja a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus; jovem relata experiência que teve com o Sacramento da Eucaristia

Monique Coutinho
Da Redação

_Corpus_Christi_Canção_Nova

A comemoração do Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade / Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira, 4, é celebrado um dos dias mais importantes da Igreja Católica, o Corpus Christi, cujo nome vem do latim e quer dizer Corpo de Cristo. O objetivo da celebração é festejar o mistério da Sagrada Eucaristia. A solenidade deste dia assume, além do caráter litúrgico, uma personalidade devocional popular.

A comemoração acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em recordação à Quinta-Feira Santa, que foi quando Jesus instituiu o Sacramento da Comunhão. Considerado um dia santo de guarda, na Solenidade de Corpus Christi, todos os católicos são convidados a participar da Missa.

A celebração de Corpus Christi começou, em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido uma visão de Cristo, demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A Igreja Católica prepara um dia diferente para comemorar o Corpus Christi. Adoração ao Santíssimo, celebração da Missa e procissões, que recordam a caminhada do povo seguindo Jesus, compõem o dia festivo.

O caminho por onde passam as procissões são decorados com tapetes, confeccionados com os mais variados materiais: serragem colorida, papel, isopor, flores, borra de café, farinha e areia. Os desenhos feitos no chão são, na maioria das vezes, relacionados a figuras que lembram o sagrado.

Testemunho

Giovanni_Pilan

Giovanni Pilan relata sua experiência com a Sagrada Eucaristia / Foto: Arquivo

O estudante universitário Giovanni Pilan afirma que celebrar o Corpo de Cristo é uma forma de evangelizar. “Vejo o Corpus Christi como uma celebração bem importante, uma oportunidade de evangelização, de mostrar a outras pessoas que a Eucaristia é o próprio Jesus, reavivando a fé de muitos”.

O jovem diz que vai à Missa todos os domingos e relata como se sente minutos antes de receber a Eucaristia. “Na fila da comunhão, fico ansioso para receber Jesus e, ao mesmo tempo, penso em muitas coisas da minha vida. como minhas atitudes, ações e também os pecados. Surpreendo-me, a cada comunhão, com o tamanho do amor de Deus e Sua misericórdia”.

Cada comunhão é considerada única e, se vivida com fé e verdade, os fiéis conseguem ter experiências marcantes, como afirma Giovanni, que não esquece uma Celebração Eucarística que participou e pôde sentir a presença viva de Jesus ao comungar.

“Lembro-me de sentir um gosto quente como o do próprio sangue, cheguei a colocar a mão na boca para tentar ver o que eu estava sentindo. Foi uma das melhores experiências que eu já tive”, relatou o jovem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo