O Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, visitou a sede da organização Scholas Occurrentes, criada pelo Papa Francisco
Da Redação, com Vatican News
O Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça, fez uma visita surpresa à sede histórica da Scholas Occurrentes, o movimento educacional internacional criado pelo Papa Francisco no início de seu pontificado.
O Cardeal foi ao Barrio 31 em Buenos Aires, onde se encontrou com os fundadores da Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro. Quando o então Cardeal Jorge Bergoglio era Arcebispo de Buenos Aires, os dois fundadores começaram a reunir alunos e professores de escolas de diferentes religiões e classes sociais, públicas e privadas, para promover uma cultura de encontro após as crises ocorridas em 2001.
Uma grande família
De acordo com um comunicado de imprensa emitido pela Scholas Occurrentes, o Cardeal de Mendonça também ouviu vários testemunhos de jovens que participam de atividades esportivas e culturais em diferentes partes do país, como o bairro Villa Fiorito, em Buenos Aires; e em El Impenetrable, na província de Chaco.
O Cardeal expressou sua gratidão pelo encontro e falou da sua alegria por estar na presença de uma grande família. Disse que experimentar essa atmosfera de coexistência — ver os olhos, sentir a esperança — vale mais que mil palavras.
O prelado acrescentou ainda que sentia uma responsabilidade, em linha com o mandato recebido do Bispo de Roma, de continuar a ajudar nos campos educacional e cultural em que a Scholas atua.
O mural dos sonhos e sofrimentos
A convite dos jovens da comunidade Scholas do Bairro 31, o Cardeal de Mendonça acrescentou sua própria contribuição ao mural criado pelos jovens, no qual seus sonhos e sofrimentos são expressos. O Prefeito do Vaticano foi convidado a expressar graficamente a decisão mais difícil que havia tomado em sua vida.
Em maio passado, no Vaticano, o Cardeal participou de um encontro organizado pela Scholas Occurrentes no qual a Universidade do Sentido, criada por decreto do Papa Francisco, foi apresentada.
Atividades na sede no Barrio 31
Várias atividades culturais, artísticas e atléticas – incluindo a Liga Internacional de Fútbol Pelota de Trapo, vôlei, boxe e muito mais – acontecem na sede histórica da Scholas no Barrio 31, inaugurada em 2018 pelo Bispo de Roma por videoconferência.
Apresentações do Teatro Colón foram realizadas lá, e a cada ano delegações de estudantes da Universidade Hebraica de Jerusalém, entre outras importantes instituições acadêmicas internacionais, participam.
Nova localização na Indonésia
A Scholas Occurrentes agora está presente em cinco continentes, com participação direta em 70 países. Em 4 de setembro, durante a visita apostólica do Papa Francisco, será inaugurada a primeira filial no Sudeste Asiático na Indonésia.