Pela primeira vez, um Papa latino-americano presidirá a celebração em honra à Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe
Da redação, com CNBB
O Papa Francisco presidirá, nesta sexta-feira, 12, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma celebração em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi convidado a concelebrar com o Pontífice na Basílica de São Pedro.
De acordo com a Pontifícia Comissão para a América Latina do Vaticano, o Papa confiará a intercessão da padroeira continental “para a evangelização de seus povos, para o crescimento em humanidade e para a construção de condições de paz, justiça e unidade entre suas nações irmãs”.
A Missa está marcada às 18h (horário local – 15h em Brasília). Segundo o comunicado da Comissão, a partir de 16h45 (horário local – 13h45 em Brasília) as bandeiras de todos os países do continente entrarão na Basílica, prestando homenagem à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Após este momento, haverá recitação do “Rosário Guadalupano”, orações do Advento e cantos da tradição latino-americana.
Cantos da Missa Criola, do compositor Ariel Ramírez, acompanharão a Missa. A execução será dirigida por Facundo Ramírez, filho do artista argentino, e por seu grupo musical, além de Patrícia Sosa e o coro romano “Musica Nova”.
A Pontifícia Comissão para a América Latina considera que a festa de Nossa Senhora de Guadalupe tem significado e repercussão especial porque o primeiro Papa latino-americano irá presidi-la.
O comunicado divulgado em outubro ressalta a demonstração de “uma devoção muito profunda” do Papa Francisco à santa. Em maio, por ocasião da visita de bispos mexicanos, foi enviada uma “saudação de filho” à Virgem de Guadalupe.
Evento
No sábado, 13, a Comissão organizou um “evento guadalupano”, que acontecerá no Auditório del Augustinianum. Será uma oportunidade de conhecimento mais profundo sobre as aparições e o significado da mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe na origem dos povos americanos e na atualidade. Vídeos, cânticos, palestras, diálogos e orações farão parte das atividades.