Missão Ucrânia

Cardeal chega à fronteira da Eslováquia para encontrar refugiados

Enviado pelo Papa Francisco, o Cardeal Czerny disse que está num lugar abençoado

Da Redação, com Vatican News

O cardeal Michael Czerny, Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados / Foto: Reprodução Twitter

O cardeal Michael Czerny, enviado especial do Papa Francisco, continua sua missão com os refugiados da Ucrânia e se encontra agora na fronteira da Eslováquia com o país. 

O cardeal é prefeito interino do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Ele esteve em Vyšné Nemecké e disse que é um lugar abençoado. O Cardeal Czerny falou também que reza por todos aqueles que trabalham no local e leva a saudação calorosa do Papa Francisco. 

Veja também:

.: Cardeais enviados do Papa falam sobre a missão com os refugiados ucranianos

Na cidade de Košice, o cardeal encontrou bispos greco-católicos e latinos das dioceses da parte oriental da Eslováquia. Na fronteira do país que acolhe os ucranianos, onde é vista uma placa que diz: “Vocês já estão seguros”.

Acompanhado pelo arcebispo Cyril Vasiľ, eparca de Košice, o cardeal Czerny visitou esse lado da fronteira entre Eslováquia e Ucrânia em Vyšné Nemecké, onde estão instaladas as primeiras estruturas que fazem uma primeira acolhida às pessoas que fogem da guerra para alcançar novos lugares. O Padre Petr Vacik do Vatican News que acompanha a missão, descreveu que do lado eslovaco da fronteira, todos são bem recebidos, recebem ajuda e na chegada atrasam o relógio em uma hora. 

Solidariedade com os refugiados

O cardeal apreciou a cooperação de todos que oferecem as boas-vindas e um auxílio às pessoas e que cuidam inclusive da segurança e das necessidades durante uma primeira parada feita na fronteira antes de continuar a viagem. Onde quer que passe, o cardeal repete as suas palavras de apoio, de oração e de encorajamento.

“As pessoas escutam com um olhar estranho no rosto. É uma mistura de medo, de horror, de incerteza e de esperança. Alguns contam suas histórias com grande emoção e preocupação.”

A saudação do Papa

O cardeal Czerny gravou um vídeo em inglês para a “Logos TV”, um canal que transmite programas de igrejas católicas gregas, no qual expressou a proximidade do Santo Padre com o povo que foge da Ucrânia, aqueles que cruzam a fronteira, que é um lugar de encontro e não de divisão, como diz o Papa Francisco. Já o arcebispo Cyril Vasiľ agradeceu a proximidade do Papa que é expressa concretamente através da presença do seu enviado especial.

Na Catedral de Uzhgorod, na Ucrânia, o cardeal foi acolhido por mães com os seus filhos, mulheres idosas, policiais e bispos. Já ao visitar um centro esportivo com ginásios que se transformaram num grande alojamento para centenas de refugiados, onde ficam por alguns dias para recuperar as forças e se dirigir à fronteira eslovaca.

Nos próximos dias, o cardeal Czerny também vai visitar alguns lugares na Eslováquia como Sobrance, perto da fronteira com a Ucrânia, a região de Spiš e também a capital Bratislava.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo