AJUDA HUMANITÁRIA

Cruz Vermelha na Irlanda oferece abrigo a refugiados ucranianos

Milhares de irlandeses ofereceram abrigo ao refugiados ucranianos que chegaram ao país; uma estimativa de 6 mil refugiados, número que pode aumentar nas próximas semanas

Da redação, com Vatican News

Criança dorme em saguão de estação de trem em Lviv enquanto segue guerra na Ucrânia / Foto: Pavlo Palamarchuk – Reuters

Quase 20 mil pessoas ofereceram moradia a refugiados ucranianos na Irlanda. A Cruz Vermelha Irlandesa (IRC) está aceitando promessas de acomodações compartilhadas e desocupadas.

As ofertas de abrigo apresentadas à Cruz Vermelha Irlandesa são tanto nas cidades como nas zonas rurais do país.

O ministro irlandês para Crianças, Igualdade, Deficiência, Integração e Juventude, Roderic O’Gorman, e a Cruz Vermelha Irlandesa (IRC, na sigla em inglês) lançaram na semana passada um registro de promessas que permitirá que as pessoas registrem acomodações e outros serviços para ajudar os refugiados ucranianos.

A pedido do Governo irlandês, o IRC estabeleceu e está a gerir o Registo de Penhores.

Ao fazer o anúncio, o Ministro O’Gorman disse:

“Desde o início da guerra na Ucrânia, o povo irlandês está ansioso para ajudar os esforços humanitários da maneira que puder. Foram particularmente generosos em doar fundos e suprimentos e expressaram o desejo de oferecer acomodação a refugiados que fogem do conflito.

“Financiadas pelo meu departamento, a Cruz Vermelha Irlandesa trabalha com o governo irlandês para organizar acomodações para refugiados ucranianos que devem chegar à Irlanda nos próximos dias e semanas”, afirmou.

Apoiar os refugiados

O secretário-geral da Cruz Vermelha Irlandesa, Liam O’Dwyer, explicou que os refugiados estão chegando aos portos irlandeses e são atendidos por voluntários da Cruz Vermelha e pelo governo local. São então transferidos para alojamentos de emergência e centros de recepção.

“A partir daí entramos em contato com eles em relação à possibilidade de transferi-los para acomodações prometidas; até agora, quase 20 mil irlandeses prometeram acomodação para os refugiados”, disse.

Com tantas pessoas deslocadas da Ucrânia, os campos nas fronteiras estão ficando maiores.

Está sendo um pouco elevado, observou o secretário-geral, “pelo fato de que os ucranianos estão se movendo por toda a Europa e se mudando para outros países, para manter relações ou vir como refugiados”.

O’Dwyer disse ainda que a nova diretiva da UE sobre proteção está funcionando extremamente bem desse ponto de vista. A Diretiva de Proteção Temporária contorna o procedimento de asilo geralmente sobrecarregado e oferece um caminho mais rápido para acessar a proteção em toda a UE.

“As pessoas podem se mudar facilmente para um país da UE e se tornarem parte do sistema em termos de bem-estar social, trabalho e educação imediatos”, disse o chefe do IRC.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo