Andamento do processo

Cardeal chega à Austrália para se defender de acusações de abusos

Cardeal George Pell chegou hoje à Austrália; acusações contra ele foram formalizadas em 29 de junho

Da redação, com Ansa

O cardeal australiano George Pell, prefeito da Secretaria de Economia do Vaticano, chegou nesta segunda-feira, 10, à Austrália para responder às acusações de pedofilia feitas contra ele pela Polícia do estado de Vitória. Ele chegou a Sydney pela manhã e não deu declarações à imprensa. A audiência está marcada para o dia 26 de julho, em Melbourne.

A acusação formal foi no dia 29 de junho por crimes sexuais ocorridos na década de 1970. O cardeal nega as acusações e quando da apresentação da denúncia ele falou à imprensa afirmando inocência. 

O cardeal recebeu uma licença do Papa Francisco para deixar suas funções administrativas na Igreja para defesa em seu país-natal. Na nota em que anunciou a dispensa, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, ressaltou que o Vaticano respeita a justiça australiana, que deverá decidir o mérito da questão, mas lembrou que o cardeal sempre colaborou com as autoridades.

O australiano foi indicado pelo Pontífice em 2014 como um dos responsáveis por reorganizar as finanças do Vaticano. O religioso também faz parte do grupo de cardeais escolhidos por Francisco para reformar a Cúria Romana, incluindo a criação de um grupo de análise de denúncias de pedofilia na Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo