A vítimas de abuso

Papa diz que abusos são uma traição à humanidade que Deus deu

Santo Padre recebeu hoje 26 vítimas francesas de abusos, reiterando o compromisso de combater esta chaga

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Gugliemo Mangiapane

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta terça-feira, 28, uma delegação de 26 homens e mulheres vítimas de abuso por parte dos irmãos de São Gabriel. Abusados na década de 1960 em institutos na Bretanha e Loire-Atlantique, sua presença em Roma marca uma nova etapa em seu processo para reconstruir suas vidas. Na época, as vítimas tinham entre 7 e 8 anos de idade, agora têm entre 65 e 70 anos.

Francisco lhes enviou uma mensagem esta manhã antes de recebê-los no Vaticano à tarde, junto com a Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores. Apesar da inflamação pulmonar, que o levou ao cancelamento de vários compromissos, o Papa concedeu a audiência ao grupo francês.

“A subversão dos direitos das crianças por meio da violência e do abuso é uma traição à humanidade que Deus nos deu”, escreveu o Papa na mensagem dada às vítimas. Ele explicou que havia pedido à Comissão que ouvisse suas palavras em seu nome e coletasse seus testemunhos para que pudessem fortalecer e inspirar esforços comuns para erradicar o abuso na Igreja e nas comunidades. “Só podemos conseguir isso juntos”, ressalta o Pontífice, com “todos fazendo sua parte para quebrar o silêncio dos abusos”.

Leia também
.: Papa reitera combate aos abusos e alerta sobre pornografia infantil
.: Papa Francisco promulga procedimento contra abusos dentro da Igreja

“Esse silêncio”, continuou Francisco, citando o percurso exemplar de reconciliação realizado com os irmãos de São Gabriel, “pode ser rompido se a própria instituição mostrar abertura para ouvir o que as vítimas e os sobreviventes têm a dizer”.

O bispo de Roma concluiu assegurando às vítimas seu compromisso inegociável de implementar e monitorar medidas de proteção e formação para o clero, bem como um ambiente seguro nas escolas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo